Na primeira partida do Brasil na Copa do Mundo 2022, Neymar saiu no segundo tempo com uma lesão no tornozelo. Em entrevista para o portal LANCE!, o médico Carlos Alba explicou o significado dos termos usados para descrever o diagnóstico do camisa 10, além de projetar o que é necessário para a recuperação do jogador.
Segundo revelado por Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira, Neymar sofreu uma “contusão ligamentar lateral no tornozelo direito” e um “edema ósseo”. O diagnóstico tem mais complexidade e gravidade do que se esperava, tirando o jogador da fase de grupos da Copa do Catar.
Médico de Neymar quando o atacante estava no Santos, Carlos Alba explicou ao portal LANCE! o que significa os termos: “Em relação à lesão do Neymar, ele sofreu um trauma direto no tornozelo e fez uma inversão, que é o principal mecanismo de lesão ligamentar. Você afeta o complexo lateral do tornozelo, tanto o talo fibular anterior, quanto o calcâneo fibular. São os dois ligamentos mais afetados em torção de tornozelo”.
Sobre o edema, Alba explicou que “o edema ósseo nada mais é do que o mecanismo da lesão torcional. Nesse mecanismo de inversão, que foi o caso do Neymar, você acaba machucando um pouco a parte óssea, aí forma um edema na região. Faz parte do mecanismo de lesão da região”.
Apesar da complexidade, Carlos Alba acredita na recuperação de Neymar para a próxima fase da Copa do Mundo 2022
Alba era médico do Santos quando Neymar ainda era jogador do clube. Por isso, o profissional diz conhecer bem como o jogador pode responder ao tratamento. Carlos Alba ressaltou que, como a Copa do Mundo é um torneio de disputa rápida, sendo realizada durante cerca de um mês, é preciso um tratamento intensivo.
“Eu conheço muito bem o Neymar, ele é um atleta dedicado e tem ótimo poder de recuperação. Evidentemente o que vai definir é a avaliação diária do atleta, critério de dor, inchaço, dificuldade para caminhar, etc. Tratamento intensivo, ele vai ter que tratar 24 horas por dia. Eu acredito na recuperação do Neymar para as oitavas de final. Eu, particularmente, acredito”, afirmou o médico ao LANCE!.
Por fim, Carlos Alba resumiu que a recuperação dependerá de um tratamento intensivo e da resposta diária do jogador, que acredita na recuperação do atleta:
– Isso é fundamental, a questão do prognóstico do atleta é realmente a avaliação diária dele e eu acredito na recuperação. É a Copa do Neymar e tenho certeza que ele e o corpo médico da Seleção vão se empenhar ao máximo para jogar as oitavas de final e eu acredito na recuperação dele. Porque até as oitavas de final você tem dez dias, é suficiente. Eu acho que a lesão dele é grau um ou grau dois, que ele vai recuperar nas oitavas de final. Vai estar 100% em performance? Não dá para a gente saber.
Na fase de grupos da Copa do Mundo 2022, o Brasil não poderá contar com Neymar e Danilo, que se lesionaram na vitória sobre a Sérvia por 2 a 0, na última quinta (24). A seleção brasileira ainda deve enfrentar a Suíça nesta segunda (28), às 13 horas (de Brasília). Depois, encerra participação diante de Camarões, dia 2 de dezembro, às 16 horas (de Brasília).

