Atual campeão brasileiro, o Palmeiras está de olho no mercado em busca de reforços para 2023. A diretoria Alviverde, entretanto, não deve fazer muitas contratações para a próxima temporada. A princípio, o clube procura apenas por um ponta, um volante e um meia nesta janela de transferências. De acordo com o UOL Esporte, a medida faz parte do ‘modelo europeu’ adotado pelo Verdão.
Segundo a publicação, a postura adotada no mercado leva em consideração três pilares fundamentais. São eles: manutenção de jogadores-chave, poucas contratações e aposta em jovens, sejam eles contratados ou promovidos das categorias de base. Essa filosofia está sendo bancada pela presidente Leila Pereira, pelo diretor Anderson Barros e também pelo técnico Abel Ferreira.
O Real Madrid, atual campeão espanhol e da Champions League, é uma das inspirações do Palmeiras para esse modelo de gestão. O time merengue tem como espinha dorsal nomes como Courtois, Carvajal, Kroos, Modric e Benzema, que já atuam juntos há muito tempo. Nesse ínterim, com essa manutenção, o clube conseguiu apostar em jovens como Vinicíus Júnior, Rodrygo, Valverde, Éder Militão, Tchouaméni e Camavinga.
Pelo lado do Palmeiras, nomes como Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Raphael Veiga, Rony e Dudu formam essa espinha dorsal. Todos esses, por exemplo, já estão no clube há períodos que variam de três a cinco temporadas, sendo que Dudu está desde 2015.
Com isso, o Palmeiras tem apostado em joias da base, como Endrick, Giovani e Vanderlan. Nomes como John John, Fabinho e Luis Guilherme surgem como outras opções. Ademais, os reforços contratados são jogadores novos, como Flaco López, de 21 anos, e Bruno Tabata, de 25. Piquerez, Murilo e Rafael Navarro também entram nessa lista, exemplo.
Leila Pereira fala sobre reforços no Palmeiras:
Em recente entrevista à Band, a presidente Leila Pereira falou sobre a busca do Palmeiras por reforços para 2023. A mandatária do Verdão, entretanto, confirmou que clube irá mesmo contratar poucos jogadores nesta janela de transferências.
“Vão ser muito poucas contratações que faremos para o próximo ano, mas ainda não tem nomes definidos. O Abel entende que para trazer alguém, esse jogador tem que ser melhor do que nossos meninos da base”, disse Leila Pereira.
“O Palmeiras sempre está atento para boas oportunidades, mas a escolha é sempre feita pelo Abel e as decisões passam pela comissão técnica. Ele [Abel Ferreira] tem muita liberdade no Palmeiras e meu trabalho é dar suporte para ele. Eu não me envolvo no trabalho dele, ele é um técnico vitorioso e já demonstrou isso. Mas todos nós do Palmeiras temos o mesmo objetivo e as coisas fluem melhor quando todo mundo quer chegar no mesmo lugar”, finalizou.
Recopa, Paulista e Brasileiro Profissional
Copinha, Copa do Brasil e Brasileiro Sub-20
Paulista, Copa do Brasil e Brasileiro Sub-17Uma temporada inesquecível! A #TrípliceCoroaV3rde tá ON demais! 🟢⚪️#AvantiPalestra pic.twitter.com/JwKMBhBP8i
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 18, 2022

