Home Futebol Palmeiras adere ao “modelo europeu” na busca por reforços para 2023

Palmeiras adere ao “modelo europeu” na busca por reforços para 2023

Diretoria do Verdão busca reforçar três posições específicas do elenco comandado por Abel Ferreira para a próxima temporada

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Atual campeão brasileiro, o Palmeiras está de olho no mercado em busca de reforços para 2023. A diretoria Alviverde, entretanto, não deve fazer muitas contratações para a próxima temporada. A princípio, o clube procura apenas por um ponta, um volante e um meia nesta janela de transferências. De acordo com o UOL Esporte, a medida faz parte do ‘modelo europeu’ adotado pelo Verdão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a publicação, a postura adotada no mercado leva em consideração três pilares fundamentais. São eles: manutenção de jogadores-chave, poucas contratações e aposta em jovens, sejam eles contratados ou promovidos das categorias de base. Essa filosofia está sendo bancada pela presidente Leila Pereira, pelo diretor Anderson Barros e também pelo técnico Abel Ferreira.

O Real Madrid, atual campeão espanhol e da Champions League, é uma das inspirações do Palmeiras para esse modelo de gestão. O time merengue tem como espinha dorsal nomes como Courtois, Carvajal, Kroos, Modric e Benzema, que já atuam juntos há muito tempo. Nesse ínterim, com essa manutenção, o clube conseguiu apostar em jovens como Vinicíus Júnior, Rodrygo, Valverde, Éder Militão, Tchouaméni e Camavinga. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pelo lado do Palmeiras, nomes como Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Raphael Veiga, Rony e Dudu formam essa espinha dorsal. Todos esses, por exemplo, já estão no clube há períodos que variam de três a cinco temporadas, sendo que Dudu está desde 2015.

Com isso, o Palmeiras tem apostado em joias da base, como Endrick, Giovani e Vanderlan. Nomes como John John, Fabinho e Luis Guilherme surgem como outras opções. Ademais, os reforços contratados são jogadores novos, como Flaco López, de 21 anos, e Bruno Tabata, de 25. Piquerez, Murilo e Rafael Navarro também entram nessa lista, exemplo.

Leila Pereira fala sobre reforços no Palmeiras:

Em recente entrevista à Band, a presidente Leila Pereira falou sobre a busca do Palmeiras por reforços para 2023. A mandatária do Verdão, entretanto, confirmou que clube irá mesmo contratar poucos jogadores nesta janela de transferências.

PUBLICIDADE

“Vão ser muito poucas contratações que faremos para o próximo ano, mas ainda não tem nomes definidos. O Abel entende que para trazer alguém, esse jogador tem que ser melhor do que nossos meninos da base”, disse Leila Pereira.

PUBLICIDADE

“O Palmeiras sempre está atento para boas oportunidades, mas a escolha é sempre feita pelo Abel e as decisões passam pela comissão técnica. Ele [Abel Ferreira] tem muita liberdade no Palmeiras e meu trabalho é dar suporte para ele. Eu não me envolvo no trabalho dele, ele é um técnico vitorioso e já demonstrou isso. Mas todos nós do Palmeiras temos o mesmo objetivo e as coisas fluem melhor quando todo mundo quer chegar no mesmo lugar”, finalizou.

Better Collective