O Palmeiras conquistou ontem (02), com 4 rodadas de antecipação seu 11º Campeonato Brasileiro. No entanto, se já tem motivos para comemorar o torneio nacional, no mesmo ano o Verdão também se garantiu no Paulistão. Assim, é a 4ª ocasião que um clube leva ambas conquistas durante a mesma temporada.
Campeonato Brasileiro e Paulistão
Com a conquista do Paulistão e Brasileirão em 2022, o Palmeiras voltou a consagrar-se campeão tanto estadual como nacionalmente. A última ocasião que foi capaz de tal feito seria em 1994. Antes disso, o maior campeão brasileiro já havia feito essa conquista em outras ocasiões, em 1993 e 1972.
No entanto, em outras 11 ocasiões desde a história do futebol brasileiro um time se consagrou campeão nacional e também estadual. Sendo que no Estado de São Paulo quem mais conseguiu o feito foi o Santos em cinco ocasiões: 1961, 1962, 1964, 1965 e 1968.
Na era dos pontos corridos, apenas o Palmeiras conseguiu essa dobradinha em São Paulo, já que os outros campeões estaduais e nacionais mais recentes foram o Atlético-MG e também o Flamengo. Assim, o elenco de 2022 finalmente concedeu a Abel Ferreira o único título que ainda não tinha dirigindo o Verdão, e mais uma alegria para a torcida que canta e vibra.
Campanha do Palmeiras
Neste ano, os clubes paulistas lideraram o torneio nacional. No começo da temporada, o São Paulo começou como líder após golear o Athletico-PR de 4 a 0 na primeira rodada. Posteriormente, o Corinthians tomou a tabela na segunda rodada e ficou na primeira colocação até a sétima.
Porém, na oitava semana o Palmeiras ficou no topo da classificação ao derrotar o rival, e depois da décima rodada o Verdão não sairia do topo até agora. Até o momento, o time de Abel Ferreira soma 22 vitórias, 11 empate e duas derrotas, faltando 3 rodadas, mas se garantindo campeão matematicamente.

