Dudu caminha para se tornar um dos maiores jogadores da história do Palmeiras. Em suas duas passagens pelo clube, ele se consolidou como o atleta que mais venceu dentro do Allianz Parque, com 124 vitórias.
Além disso, Dudu é hoje o artilheiro do século na casa do Verdão. O jogador é também o que tem mais jogos no estádio, o que tem mais vitórias, mais gols e mais assistências.
Apesar desse desempenho impressionante, Dudu não foi convocado por Tite para a Copa do Mundo 2022.
O atacante, ao falar sobre esse assunto para a Gazeta Esportiva, afirmou que é necessário “estar sempre preparado. Venho fazendo um bom trabalho aqui no Palmeiras. Se não aconteceu agora, bola para frente. O meu foco é o Palmeiras. A Seleção é consequência de um trabalho bom que você faz, e eu venho fazendo esse trabalho bom. Não aconteceu agora, é torcer para os jogadores que vão disputar a Copa”.
Porém, na festa de casamento de Dudu, Gabriel Menino, um dos convidados da festa, puxou coro contra Tite, em razão do treinador não ter convocado o atacante. O caso repercutiu na mídia e Menino acabou pedindo desculpas pelo ocorrido.
Romário também foi outro que criticou Tite por não ter convocado Dudu. Em um vídeo enviado para o jogador, Romário parabeniza o atacante palmeirense pelo casamento e afirma que Dudu deveria estar na Copa do Mundo.
Campeonato Brasileiro Série A
Nesse último Campeonato Brasileiro, Dudu ultrapassou os 400 jogos com a camisa do clube. Na trajetória da conquista palmeirense, o atacante foi um dos pilares da equipe do português Abel Ferreira. Prova disso é que Dudu disputou todas as 38 rodadas do Brasileirão Série A, igualando assim o feito de Conca, no Brasileirão de 2010.
Quando comparado com outros jogadores do elenco, segundo o site https://ptd.verdao.net/, os números de Dudu evidenciam a importância do atacante no time de Abel Ferreira:
- Dudu: 66 jogos, 10 gols e 13 assistências
- Gómez: 58 jogos, 11 gols e 1 assistência
- Raphael Veiga: 46 jogos, 19 gols e 6 assistências
- Rony: 61 jogos, 23 gols e 5 assistências
- Scarpa: 58 jogos, 13 gols e 20 assistências
Renovação com o Palmeiras
O desempenho de Dudu no Palmeiras em 2022 acabou despertando interesse de outros clubes. Já há especulações de que a SAF que controla o Botafogo teria interesse em contratar o atacante, porém, isso não foi confirmado pelo clube carioca. Dudu, por sua vez, segue negociando com o Verdão sua possível permanência da equipe.
Até agora o acordo ainda não foi fechado. Segundo o site UOL, a negociação emperrou em função do número de jogos que Dudu teria de fazer para conseguir uma renovação automática após o final desse novo contrato, o qual seria de dois anos, ou seja, até 2024.
Para renovar automaticamente por mais um ano depois dessa data, Dudu teria de participar de pelo menos 50% dos jogos da equipe. Porém, os representantes do jogador querem que esse número seja reduzido para 15% das partidas, o que praticamente significaria um contrato de três anos para o atleta.

