Home Futebol Palmeiras já representou a seleção brasileira diante do Uruguai; relembre

Palmeiras já representou a seleção brasileira diante do Uruguai; relembre

Verdão possuía um treinador estrangeiro na oportunidade, que liderava a Primeira Academia e marcou seu nome na história

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Depois de muita espera, a estreia do Brasil ocorre nesta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), diante da Sérvia, no Lusail Stadium. Protagonista no futebol brasileiro, o Palmeiras sempre teve um representante entre os elencos campeões do escrete nacional em Copas. Contudo, há quase seis décadas, o time paulista atingiu um feito marcante, que se eternizou na história: a responsabilidade de representar a seleção contra o Uruguai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De ponta a ponta, do goleiro ao atacante, e do técnico ao massagista, o Verdão vestiu a camisa canarinho, e com sua legião de craques triunfou sobre o Uruguai pelo placar de 3 a 0, em duelo que marcou a inauguração do Mineirão, em 1965. Naquela oportunidades, Rinaldo, Tupãzinho e Germano marcaram os tentos da partida.

Desde então, esta foi a única que um treinador estrangeiro comandou um jogo da seleção brasileira. Treinador da Primeira Academia do Palmeiras, o argentino Filpo Núñez marcou seu nome na história. A vitória expressiva do Verdão canarinho sobre os uruguaios foi uma espécie de “vingança”, uma vez que a Celeste havia sido carrasca do Brasil em 1950, no fatídico jogo intitulado de Maracanazo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Presentes no emblemático duelo, Valdir Joaquim de Moraes e Ademir da Guia, o “Divino”, detalharam a emoção vivenciada.

“Foi algo mágico, imensurável na época e nos dias atuais. Foi o dia em que um clube de futebol representou toda uma nação. Não sei se vai existir outra homenagem desse tipo algum dia. É algo que até hoje sou lembrado. E que o Palmeiras vai carregar para o resto de sua vida”, relembrou o ex-goleiro Valdir Joaquim de Moraes.

“Até hoje fico pensando naquele jogo. Foi uma homenagem feita pela CBD ao nosso grande time, a Academia do Palmeiras. Os mais jovens precisam sempre saber disso e ter orgulho desse jogo. O Palmeiras um dia foi Brasil, e isso ninguém mais vai apagar”, pontuou Ademir da Guia no evento que comemorou 50 anos do feito.

PUBLICIDADE

BRASIL (PALMEIRAS) 3 x 0 URUGUAI

PUBLICIDADE

Data: 07/09/1965
Local: Estádio Magalhães Pinto (Mineirão), em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Eunápio de Queiroz
Público: Aproximadamente 80.000 pagantes
Renda: Cr$ 49.163.125,00
Gols: Rinaldo, aos 27, e Tupãzinho, aos 35 minutos do primeiro tempo. Germano, aos 29 da etapa final.

Better Collective