Home Futebol Palmeiras: Weverton comenta tradição de jogadores do Verdão em Copas do Mundo

Palmeiras: Weverton comenta tradição de jogadores do Verdão em Copas do Mundo

Goleiro irá representar o Verdão na Copa do Mundo do Catar

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O técnico Tite convocou hoje (7) os 26 jogadores que irão para a Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sem muitas novidades, o goleiro Weverton, do Palmeiras, foi confirmado como um dos escolhidos. E essa é uma convocação que já era esperada, já que ele fez parte de todo o ciclo até o Mundial.

Com isso, o Alviverde volta a ter um jogador convocado para a seleção brasileira, coisa que não acontecia desde 2002, quando o goleiro Marcos conquistou o pentacampeonato representando o verde e branco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na Copa de 2018, porém, Borja foi convocado pela seleção da Colômbia. Em 2014, Valdivia (Chile) e Eguren (Uruguai), também representaram o Verdão no Mundial. Em 2006, foi a vez do paraguaio Gamarra.

E a seleção brasileira tem uma relação muito próxima com o Palmeiras. Em todas as cinco conquistas, sempre havia pelo menos um jogador do clube entre os convocados.

Na primeira conquista, em 1958, Mazzola representou o Verdão. Em 62, foi a vez de Djalma Santos, Vavá e Zequinha. No tri, Leão e Baldochi, eram jogadores do Palmeiras. em 1994, foi a vez de Zinho e Mazinho. Por fim, em 2002, o goleiro do penta era o São Marcos.

PUBLICIDADE

E o próprio Weverton falou sobre essa tradição do Palmeiras em Copas do Mundo. Em entrevista à TV Palmeiras, o atual goleiro falou sobre essa relação do clube com os títulos da seleção.

PUBLICIDADE

“O Palmeiras tem tradição de grandes jogadores na seleção brasileira. O último (na Copa) foi o Marcos e ele foi campeão. Espero que também aconteça desta forma, que a gente volte com o hexa. Vamos fazer um grande trabalho, uma seleção muito bem preparada e treinada para a Copa. Vamos colher os frutos de um trabalho que está sendo feito há seis anos.”

“Agradecer ao Palmeiras, que me abriu as portas. Vivo grandes jogos, títulos, e representar o Palmeiras na seleção é um orgulho e honra. Agradeço ao clube e torcedores. Vou fazer de tudo para representar os palmeirenses. Faltam palavras para descrever. É desfrutar. Campeão brasileiro e convocado, é agradecer muito a Deus”, finalizou o goleiro.

Todos os jogadores do Palmeiras em Copas do Mundo

Weverton se tornou o 27º jogador do Palmeiras a disputar uma Copa do Mundo. O 20º pela seleção brasileira. O ano que o clube mais teve jogadores convocados foi na Copa de 74, com seis jogadores ao todo.

As únicas edições que não tiveram jogadores do Verdão foram as de 1930, 1934, 1982, 1990 e 2010. O jogador mais convocado atuando pelo Palmeiras foi Leão, com quatro convocações: 1970, 1974, 1978 e 1986.

PUBLICIDADE

Veja a lista com todos os jogadores:

2018: Borja (Colômbia)
2014: Valdivia (Chile) e Eguren (Uruguai)
2006: Gamarra (Paraguai)
2002: Marcos (Brasil) e Arce (Paraguai)]
1998: Arce (Paraguai)
1994: Zinho (Brasil), Mazinho (Brasil) e Rincón (Colômbia)
1986: Leão (Brasil) e Diogo (Uruguai)
1978: Leão (Brasil) e Jorge Mendonça (Brasil)
1974: Leão (Brasil), Luís Pereira (Brasil), Alfredo Mostarda (Brasil), Leivinha (Brasil), Ademir da Guia (Brasil) e César Maluco (Brasil)
1970: Leão (Brasil) e Baldochi (Brasil)
1966: Djalma Santos (Brasil)
1962: Djalma Santos (Brasil), Vavá (Brasil) e Zequinha (Brasil)
1958: Mazzola (Brasil)
1954: Humberto Tozzi (Brasil) e Rodrigues Tatu (Brasil)
1950: Jair Rosa Pinto (Brasil)
1938: Luizinho Mesquita (Brasil)

Better Collective