Home Futebol Pedro é o sexto artilheiro da Libertadores do Flamengo; veja a lista

Pedro é o sexto artilheiro da Libertadores do Flamengo; veja a lista

Atacante do Rubro-Negro crava o seu nome na história do clube

Por Erick Montezano em 01/11/2022 10:16 - Atualizado há 3 anos

Gilvan de Souza/Flamengo

Além de levar o tricampeonato da Copa Libertadores da América na tarde do último sábado, dia 29, em vitória pelo placar de 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense, o Flamengo ainda levou outros prêmios da competição.

Um deles foi o de artilharia, que ficou com o centroavante Pedro, ao marcar 12 gols no torneio continental. Desta forma, essa é a sexta vez que o Time da Gávea fica no topo do ranking individual em 63 edições da Libertadores.

O primeiro artilheiro do Fla veio logo na primeira participação do clube na competição continental, no ano de 1981. Naquela época, Zico liderou o ranking, com 11 gols marcados.

A segunda artilharia veeio com Tita, em 1984, ao balançar as redes em oito oportunidades. Essa foi a mesma quantida de gols que deu a Gaúcho o prêmio de artilheiro da Libertadores de 1991.

Nas últimas quatro edições do torneio, o Flamengo teve artilheiro em três delas. Em 2019, Gabriel Barbosa, o Gabigol, fez nove gols e liderou o ranking.

Em 2021, o camisa 9 do Mengão novamente estava no topo da lista, ao balançar as redes em 11 oportunidades. Agora em 2022, foi a vez de Pedro, com 12 gols, ser o artilheiro do Rubro-Negro na Libertadores.

Pedro entra para um seleto grupo de jogadores históricos

Entre os artilheiros brasileiros, o feito de Pedro foi o terceiro melhor da história da Copa Libertadores da América. Ele Perde apenas para Luizão, que fez 15 gols pelo Corinthians, em 2000, e Palhinha, do Cruzeiro, em 1976, dono de 13 tentos. Ao todo, a liderança do ranking de maiores goleadores do torneio continental ficou com atletas do país por 32 vezes.

Outro fato curioso é que nos três títulos do Flamengo, 1981, 2019 e 2022, um jogador terminou como artilheiro. No entanto, o único a não marcar em finais foi Pedro, justamente na atual edição da Libertadores. 

 

Sair da versão mobile