Home Extra Copa do Mundo 2022: Polônia segura a Arábia Saudita, vence e assume liderança do Grupo C

Copa do Mundo 2022: Polônia segura a Arábia Saudita, vence e assume liderança do Grupo C

Poloneses superam pressão dos sauditas e vencem primeira no Mundial por 2 a 0; Szczesny defendeu pênalti e Lewandowski quebrou ‘tabu’

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O conto de fadas da Arábia Saudita teve seu primeiro momento de tensão na Copa do Mundo 2022. O time de Hervé Renard foi batido pela Polônia, neste sábado, por 2 a 0. Zielinski e Lewandowski marcaram os gols da partida, no primeiro e segundo tempo, respectivamente.

PUBLICIDADE

Os poloneses viram a bola e boa parte das chances ficar com os sauditas, mas cravaram não só os gols como as oportunidades mais claras de balançar as redes, com duas bolas na trave, emendadas por Milik e o próprio Lewa. O camisa 9, aliás, foi o grande destaque, com um gol — o seu primeiro em qualquer edição de Mundial — e uma assistência.

Os árabes, por sua vez, tiveram volume de jogo, mas não conseguiram criar oportunidades de gol de fato. Quando ela aconteceu, na forma de pênalti marcado por Wilton Pereira Sampaio, ao final do primeiro tempo, o camisa 10, Al Dawsari, que teve boa atuação, parou no goleiro Szczęsny, outro dos melhores do embate pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022.

PUBLICIDADE

Com a vitória, a Polônia assumiu a liderança do Grupo C, com quatro pontos. A seleção pode ser ultrapassada somente pelo México, caso este vença a Argentina, em jogo que começa às 16h, por mais de dois gols de diferença. A Arábia Saudita fica, por enquanto, na segunda colocação, mas pode ser ultrapassada até pelos argentinos, caso vençam por 2 gols de vantagem.

Gols de Polônia x Arábia na Copa do Mundo

O placar foi aberto no final do primeiro tempo, e para a Polônia. Em jogada iniciada com lançamento de Szczęsny, a bola foi escorada e terminou com Lewandowski saindo cara a cara com Al Owais. O camisa 9 conseguiu encobrir o goleiro, mas ficou sem ângulo. Ainda com a posse, dominou, rolou para trás e viu Zielinski marcar o primeiro gol polonês na Copa do Mundo 2022.

Assista ao primeiro gol polonês aqui

No segundo tempo, Lewandowski enfim tirou a “zica” e marcou seu primeiro gol da carreira em um Mundial. Aos 37, ele aproveitou um domínio errado de Al Malki, roubou a bola e saiu mais uma vez na cara de Al Owais. Só que esta oportunidade ele não perdeu. E deu números finais à partida.

PUBLICIDADE

Ficha de Polônia x Arábia Saudita

Polônia (3-5-2): Szczęsny; Bereszynski, Glik e Kiwior; Cash, Bielik, Krychowiak, Frankowski e Zieliński (Kamiński); Milik (Piatek) e Lewandowski. Técnico: Czesław Michniewicz

Arábia Saudita (4-3-3): Al Owais; Abdulhamid, Al Amri, Al Bulayhi e Al Burayk (Al-Ghanam); Al Kanno, Al Malki (N. Al Dawsari) e Alnaji (Al Abed/ Al-Aboud); Al Dawsari, Al Shehri (Bahebri) e Feras. Técnico: Hervé Renard

Gols: Zielinski, 39’, 1T; Lewandowski, 37′, T.