Portugal derrotou o Uruguai por 2 a 0, na noite desta segunda-feira, no Lusail Stadium, em duelo da segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Com o resultado, a seleção portuguesa se garantiu antecipadamente nas oitavas de final do Mundial.
O primeiro tempo foi movimentado com chances de gol para os dois lados. A seleção de Cristiano Ronaldo foi quem propôs as ações ofensivas. Já os uruguaios apostaram nos contragolpes. Acabou prevalecendo o 0 a 0 no placar.
Portugal conseguiu abrir o placar aos oito minutos do segundo tempo. Bruno Fernandes mandou cruzamento e a bola acabou encontrando as redes. Cristiano Ronaldo tentou resvalar, mas o árbitro confirmou o tento ao meia do Manchester United.
Tentando o empate, Uruguai foi para cima e cresceu ofensivamente a partir da entrada de Arrascaeta. O atacante Maxi Gómez chegou a carimbar a trave aos 29.
Portugal liquidou a fatura nos minutos finais. Aos 44, o árbitro foi chamado pelo VAR para revisar possível toque de mão de Giménez dentro da área. Ao rever o lance no monitor, o iraniano Alireza Faghani assinalou a penalidade. Coube a Bruno Fernandez converter a cobrança e fechar o placar em 2 a 0.
Já classificado, Portugal jogará pela liderança da chave na próxima sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), contra a Coreia do Sul, no Estádio da Cidade da Educação.
Já o Uruguai precisa da vitória contra Gana, no mesmo dia e horário, no Al Janoub Stadium, para avançar ao mata-mata.

