Premier League é a competição que mais emplacou jogadores na Copa do Mundo 2022; veja
Campeonato Inglês enviou 136 jogadores para o Mundial, um número superior a todos os outros campeonato do mundo; Brasileirão enviou 7
Com a definição dos convocados de todas as seleções que disputarão a Copa do Mundo, a Fifa divulgou nessa terça-feira as listas de todas as seleções. São 831 jogadores defendendo os 32 países participantes (somente a França convocou 25 jogadores, os outros 31 convocaram os 26 permitidos).
Desses 831, a maior parte dos jogadores (20%) atua na Inglaterra. São 163 no total. Em segundo lugar, está a Espanha, onde 86 atletas atuam. Depois Alemanha, com 81, Itália (70) e França (58).
Os países da América do Sul ocupa posições muito abaixo no ranking. No Brasil, há somente sete (Pedro, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Varela, Weverton, Arboleda e Canobbio), enquanto que na Argentina há seis. Mais a baixo, Uruguai e Equador possuem ambos três jogadores no Mundial. Já a Colômbia possui um.
Premier League é a liga com mais jogadores na Copa do Mundo
Entre os 163 jogadores que atuam por times da Inglaterra, cerca de 136 são da Premier League, tornando a primeira divisão inglesa a com mais atletas entre todas do mundo. Já a segunda divisão, também chamada de Championship, possui 23, um índice bem maior do que o Brasileirão e outras ligas pelo mundo, por exemplo.
Além disso, a terceira divisão inglesa, chamada de League One, possui dois jogadores. Esse é o mesmo número da League Two, a quarta divisão da Inglaterra, que também enviou dois atletas para o Mundial.
A superioridade na questão da representatividade é tamanha, que as ligas inglesas ficam muito à frente de suas concorrentes na Europa. A segunda divisão da Espanha, por exemplo, possui apenas dois jogadores, o mesmo número da competição equivalente da Alemanha e da França.
Outras ligas que se destacaram mandando jogador para a Copa do Mundo são Bélgica, com 23, Estados Unidos, com 35, e Arábia Saudita, com 36.

