Eliminado precocemente da Série C do Campeonato Brasileiro, o Clube do Remo começou a se planejar para a próxima temporada. Após contratar Marcelo Cabo, a diretoria azulina mira a contratação de um jogador indicado pelo novo técnico.
O Torcedores.com apurou que o primeiro nome no radar do Leão é o de Rafael Donato que está defendendo o Vila Nova na Série B do Campeonato Brasileiro. O vínculo do jogador com o clube goiano até o fim da atual temporada.
Como a ampliação do vínculo ainda é incerta, Rafael Donato foi contatado pelo presidente Fábio Bentes. A tendência é que as conversas avancem nos próximos dias. O defensor é agenciado pela Elenko Sports.
A temporada de Rafael Donato
Jogos: 52
Titular: 51
Reserva utilizado: 1
Gols marcados: 5
Assistências: 0
Minutos em campo: 4554
Aos 33 anos, Rafael Donato é considerado, em 2022, um dos melhores zagueiros da Série B do Brasileirão. O atleta é titular incontestável do time comandado por Allan Aal. No clube desde 2020, ele disputou 132 partidas e marcou 12 gols com a camisa alvirrubra.
Apesar da notícia da não renovação ter se espalhado nos bastidores do mercado da bola, segundo pessoas próximas a Rafael Donato, não tem nada definido. A situação será resolvida com seu estafe, em comum acordo com o Vila Nova.
Ainda segundo apurou a reportagem, Rafael Donato autorizou seus representantes a trazer uma proposta oficial do Remo. Atualmente, ele recebe R$ 45 mil por mês no Vila Nova. O salário está dentro da realidade financeira azulina.
Rafael Donato é um sonho antigo do Remo. Em janeiro de 2021, por exemplo, o clube tentou contratá-lo para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Na época, ele havia sido indicado pelo ex-técnico Paulo Bonamigo.
Jogos pelo Vila Nova em 2022
Série B do Campeonato Brasileiro: 35
Copa do Brasil: 4
Campeonato Goiano: 13
No entanto, as partes não chegaram a um acordo para alinhar os parâmetros econômicos do contrato. Com isso, ele acabou ficando no Vila Nova onde foi capitão do time na conquista da Série C do Campeonato Brasileiro no ano anterior.
O zagueiro é cria das divisões de base do Flamengo. Ele surgiu na geração que revelou o zagueiro Fabrício e o atacante Pedro Beda. Após um ano na Gávea, ele completou seu trabalho de formação nas camadas amadoras de Botafogo, Palmeiras e Audax Rio.
Após se profissionalizar, Rafael Donato passou por Bahia, Cruzeiro, Criciúma, Joinville e Brasiliense. No exterior, atuou pelo União da Madeira, de Portugal e, também pelo Al-Kawkab, da Arábia Saudita.

