Home Mercado da Bola Mercado da Bola: Santos anuncia Odair Hellmann, conheça os trabalhos do treinador

Mercado da Bola: Santos anuncia Odair Hellmann, conheça os trabalhos do treinador

Comandante coleciona boas passagens no Brasil

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Nesta quarta-feira (16), o Santos anunciou a chegada do seu novo treinador, Odair Hellmann. Sem clube desde a saída do Al-Wasl, o profissional assina com o Peixe até dezembro de 2023, retornando ao futebol brasileiro após duas temporadas.

PUBLICIDADE

A princípio, Odair Hellmann chega sob a “tutela” do presidente Andrés Rueda e o novo coordenador de futebol, Paulo Roberto Falcão. O ex-jogador, inclusive anunciou a chegada do comandante em vídeo divulgado no perfil oficial santista.

Dessa forma, com Falcão anunciado recentemente na diretoria, o mesmo procurava nomes no mercado para ocupar a vaga de treinador no Santos desde a saída do treinador Lisca. O Peixe não contava com um comandante há cerca de dois meses, sendo dirigido interinamente por Orlando Ribeiro.

Trabalhos de Odair Hellmann

Ex-volante, o catarinense de 45 anos, Odair Hellmann ganhou destaque no cenário nacional após o ouro olímpico em 2016. Nas Olímpiadas, a seleção brasileira comandada ainda por Rogério Micale, tinha Odair como um dos auxiliares na conquista inédita. Em seguida, assumiu o Internacional como interino garantindo o acesso para Série A na reta final da segunda divisão de 2017. No mesmo ano acabou efetivado.

Ao passo que o comandante exercia seu primeiro trabalho como treinador profissional, elevou o patamar do Inter, recém promovido a elite nacional, na época. Com 69 pontos conquistados, o Colorado terminou o Brasileirão de 2018 na terceira colocação.

Posteriormente, após alguns desentendimentos deixou o clube gaúcho e assinou com o Fluminense para a temporada de 2020. Nesse meio tempo, novamente o treinador mostrou capacidade de potencializar o seu plantel, brigando na ponta da tabela do Brasileirão e conquistando a Taça Rio. No ano de 2021 e 2022 ainda passou no Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.

PUBLICIDADE

Meninos da Villa

Conhecido por sua tradicional categoria de base, o Santos não deve encontrar dificuldades no quesito com Odair Hellmann. Além da ótima bagagem nos juniores, sobretudo na seleção olímpica, o comandante costuma dar oportunidade para garotos em seus trabalhos.

No Fluminense, ainda em 2020, o treinador relacionou as joias Luiz Henrique e Martinelli, pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. Além disso, o volante André, hoje considerado um dos melhores da posição no país, elogiou o tratamento de Odair em seu processo de transição entre base e profissional.