Depois de um ano decepcionante, o Santos prepara grandes mudanças para 2023. O presidente Andres Rueda planeja contratar um novo diretor de futebol, um treinador e reforços para o elenco em alguns setores carentes.
Após sonhar com técnicos estrangeiros (Marcelo Bielsa, Sebastián Becaccece e Juan Pablo Vojvoda), o Santos se aproxima de Mauricio Barbieri, demitido do Red Bull Bragantino nesta quinta-feira (10). Mesmo que não oficial, o ex-Flamengo é o nome mais certo neste momento.
Para o cargo de diretor, o Santos aguarda uma resposta de Diego Cerri, hoje no Grêmio. Ele quer tempo para definir o futuro e espera pelas eleições no Tricolor Gaúcho.
Antes de alinhar as chegadas, é importante dizer que algumas saídas já estão decididas: Madson não terá o contrato renovado. Já Luan, Auro, Bruno Oliveira e Jhojan Julio, que atuaram no Santos por empréstimo em 2022, não terão a opção de compra acionada.
Outros nomes podem deixar o Santos em breve: o goleiro John recebe sondagens de clubes brasileiros, como São Paulo, Botafogo e Flamengo. Alguns atletas devem ser emprestados, enquanto Ângelo, Marcos Leonardo e Lucas Braga já foram sondados por clubes estrangeiros, mas nada oficial até o momento. Ainda há o caso de Bryan Angulo, que tem um alto salário e não vem sendo relacionado nas últimas partidas.
Sobre novas contratações: o Santos deve correr atrás de aproveitar boas opções no mercado da bola. Fernando Sobral, do rebaixado Ceará, foi procurado no início deste ano, mas sem sucesso nas negociações. Com o clube nordestino indo para a Série B, uma nova oportunidade pode surgir.
O Peixe explorou bastante o mercado sul-americano nos últimos meses. O lateral-direito Lucas Blondel, do Tigre, e o meio Franco Cristaldo, do Huracán, foram procurados no meio do ano, mas o Santos esbarrou na questão financeira.
No geral, o clube do litoral paulista enxerga necessidade em quatro posições: lateral-direita, volante, meio ofensivo e atacante. Portanto, o Alvinegro da Vila Belmiro deve explorar o mercado.
Ainda há a situação de jogadores que voltam de empréstimo. Gabriel Pirani, que está no Cuiabá, pode ser aproveitado. Nomes como Jobson, Raniel, Lucas Lourenço, Willian Maranhão e Wagner Leonardo devem ser negociados pelo Santos.

