Em um jogo movimentado, o Santos empatou em 2 a 2 com o Corinthians na Vila Belmiro e se tornou Campeão Paulista Sub-20. O resultado deu a taça ao Peixe em razão do placar agregado, como havia ganhado a primeira partida por 2 a 0, o título ficou o time da Baixada Santista.
Esse é o quinto título nessa categoria que o Santos conquista. O Peixe já foi campeão em 1970, 1997, 2014 e 2015. Com a taça de 2022 o Peixe chega, portanto, ao Pentacampeonato Paulista Sub-20.
O Jogo
A partida, que teve um bom público — mais de 13 mil pessoas —, em razão do Santos ter liberado o acesso gratuito aos torcedores, começou quente. Miguelito, a joia boliviana, brilhou aos 9 minutos quando marcou o primeiro do Peixe.
O jogo ficou pegado depois do gol santista. O Corinthians treinado por Danilo foi aos poucos ganhando corpo e o empate chegou aos 40 minutos do primeiro tempo quando Pedro, a joia do Timãozinho, recebeu um cruzamento e mandou para o fundo do gol.
O atacante corintiano Pedro, que também é titular da Seleção Brasileira Sub-17, foi acompanhado por um olheiro do Zenit, que pode incluir o jovem na negociação que envolve a compra do atacante Yuri Alberto pelo Corinthians.
No segundo tempo, o time de Danilo veio com tudo. Em uma boa jogada, o capitão da equipe do Corinthians, Matheus Araújo, entrou na área e fez um belo gol: 2 a 1. Com esse resultado o agregado ficava em 3 a 2. O Timãozinho precisava de mais um gol para levar a decisão para os pênaltis.
Porém, foi nesse momento da partida que brilhou novamente a estrela de Miguelito. Após pegar um rebote do goleiro Kauê, o boliviano mandou para o fundo das redes e colocou o agregado em 4 a 2.
Depois disso o Corinthians se perdeu e o zagueiro Murilo foi expulso após uma falta dura.
Com um a mais, o Santos dominou o resto do jogo e chegou à conquista do campeonato tranquilamente.
Apesar da bela atuação de Miguelito, quem teve um ótimo desempenho na competição foi Ivonei, jogador que havia subido para os profissionais, mas não conseguiu espaço. Ao retornar ao time do Sub-20, Ivonei teve um desempenho impressionante: em 25 jogos disputados fez 20 gols e deu 15 assistências.
Dessa forma o jogador conseguiu dar a volta por cima e se tornar artilheiro da competição, o que muito possivelmente o levará a ter novas chances do profissional.
A campanha do Santos no Campeonato Paulista Sub-20 foi de 22 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

