Home Futebol São Paulo: Rogério Ceni iguala feitos de Muricy Ramalho e Telê Santana

São Paulo: Rogério Ceni iguala feitos de Muricy Ramalho e Telê Santana

Treinador atinge marca importante a frente do Tricolor paulista e projeta uma temporada “mais difícil” em 2023

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde do domingo (13), o São Paulo encerrou sua participação na temporada de 2022 com uma goleada pelo placar de 4 x 0 diante do Goiás, em jogo realizado no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os gols da partida, válida pela 38ª e última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foram assinalados por Giuliano Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan.

Porém, mesmo com o resultado expressivo fora de casa, a equipe do Morumbi não atingiu seu objetivo, que era conquistar uma vaga no G8, o grupo dos oito clubes classificados para a Copa Libertadores da América de 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Tricolor não dependia somente de suas forças para chegar à Libertadores. Apesar dos tropeços de América-MG e Botafogo na rodada final, o também concorrente direto Fortaleza venceu o Santos na Vila Belmiro por 2 x 0 e ficou com a vaga no torneio continental.

Com 47% de aproveitamento, o São Paulo terminou o Brasileirão Série A em nono lugar na tabela somando 54 pontos, apenas um a menos que o Tricolor cearense, o oitavo colocado e que fechou o G8.

Apesar do vice-campeonato na Copa Sul-Americana e a pontuação insuficiente no Campeonato Brasileiro para avançar à Libertadores, o técnico Rogério Ceni alcançou uma marca importante a frente do Tricolor paulista.

PUBLICIDADE

Depois de sete anos, o São Paulo terá o mesmo comandante na beira do gramado pela terceira temporada consecutiva.

PUBLICIDADE

Antes, apenas Muricy Ramalho e Telê Santana haviam conseguido tal feito.

Muricy atingiu esta marca em duas ocasiões: terminou o ano de 2013 e começou 2015 como treinador, além de iniciar 2006 e sair somente em 2009, quando conquistou o tri-campeonato brasileiro no clube.

Por sua vez, Telê Santana se manteve no posto de comandante entre as temporadas de 1990 e 1996, em um dos períodos mais vitoriosos da história do São Paulo.

Rogério Ceni agora se prepara para mais uma temporada. O ex-goleiro e ídolo são-paulino retornou ao Morumbi em outubro de 2021 para o lugar do argentino Hernán Crespo e, desde então, possui aproveitamento de 54% acumulando 40 vitórias, 24 empates e 25 derrotas.

PUBLICIDADE

O treinador diz que o clube hoje se encontra num momento de transição, mas projeta uma “temporada mais difícil” em 2023.

“O ano que vem ainda é uma incógnita, hoje ainda é um momento de transição (…) Vai ser um ano mais difícil, subiram Grêmio, Vasco, Cruzeiro e Bahia, com investimento e time de camisa, tradição. Torna um Brasileiro mais concorrido e esse fato torna o ano de qualquer um mais difícil. (…) Vai ser um ano mais difícil para todos que vão enfrentar mais quatro times de tradição no Brasileiro”, explicou Ceni em entrevista.

Better Collective