Série B: julgamento no STDJ nesta quarta (09) pode mudar classificação; entenda
Vasco tenta ganhar os pontos do jogo contra o Sport, em confronto que terminou antes do tempo regulamentar por conta de confusão
Reprodução
A Série B do Brasileirão foi concluída no último final de semana, com os jogos da 38ª rodada. Contudo, o certame da segunda divisão nacional poderá ter alteração na classificação final, por conta do julgamento que ocorrerá nesta quarta-feira (09), na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que analisará o duelo entre Sport x Vasco, disputado no dia 16 de outubro, que acabou com confusão generalizada e invasão da torcida do Leão na Ilha do Retiro.
A 4ª Comissão Disciplinas do STJD irá julgar no Rio de Janeiro, as cenas lamentáveis protagonizadas no jogo da 35ª rodada da Série B. Na oportunidade, a torcida do Sport invadiu as quatro linhas instantes após Raniel igualar o marcador para o Vasco, convertendo pênalti. Diante do quadro de falta de segurança, o duelo foi encerrado, indo para nos tribunais.
O Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, podendo ser sancionado com perdas de mandos de campo, multa e corre o risco de perder o ponto conquistado na partida. Neste cenário, o Vasco venceria pelo placar de 3 a 0, por W.O, e consequentemente ultrapassaria o Bahia na tábua de classificação da Série B.
O time Cruz-maltino fechou a competição com 62 pontos, mesmo índice do Bahia, que levou vantagem nos critérios de desempate. Sendo considerado vencedor nos tribunais, o Vasco somaria mais dois pontos, subindo assim para a terceira posição na tabela.
Apesar de não valer mais o acesso, o clube quer os pontos da partida por entender que houve uma “barbárie” na Ilha do Retiro que impediu o prosseguimento do jogo da Série B.
Além de brigar pelo ganho dos pontos da partida, o Vasco também é réu no julgamento, tendo sido denunciado no artigo 257 do CBJD, que prevê multa. Três jogadores da equipe foram denunciados pela confusão: Raniel, Luiz Henrique e Halls, que tem o quadro mais delicado, uma vez que a promotoria identificou o atleta correndo atrás de um jogador do Sport desferindo uma agressão contra o adversário.
Após a comemoração de Raniel, do Vasco, de gols de pênalti nos acréscimos, torcida do Sport invade o campo e confusão generalizada se instala na Ilha do Retiro pic.twitter.com/unkUPb0iuC
— ge (@geglobo) October 16, 2022

