Escalado pela TV Globo para a transmissão Croácia x Canadá, neste domingo (27), o comentarista de arbitragem Sálvio Spínola se enganou ao transmitir uma informação sobre a contagem de cartões amarelos na Copa do Mundo 2022.
O representante do quadro Central do Apito foi questionado pelo narrador do jogo, Cléber Machado, em que momento exato da competição os cartões seriam zerados.
Sálvio pediu desculpas e disse não ter a resposta de imediato. O fato não passou despercebido e repercutiu nas redes sociais.
Minutos depois, o colaborador da TV Globo explicou que a contagem é zerada a partir da fase quartas de final. No entanto, o regulamento diz algo diferente.
Segundo as regras do torneio publicadas no site The Sporting News, os cartões amarelos são zerados “após a conclusão das quartas de final” e não exatamente na referida fase, conforme disse o ex-árbitro.
Com a decisão, a Fifa facilita para que nenhum jogador seja desfalque na final da Copa do Mundo por suspensão, exceto se ele for advertido com cartão vermelho na semifinal.
Ainda de acordo com o The Sporting News, cinco jogadores já acumularam dois cartões amarelos e, nesse sentido, estão suspensos da terceira rodada da fase de grupos.
São eles: Onana (Bélgica), Calvo (Costa Rica), Méndez (Equador), Jahankabash (Irã) e Al-Maiki (Arábia Saudita).
Eles estão fora dos jogos diante de Croácia, Alemanha, Senegal, Estados Unidos e México, respectivamente.
Resumo do jogo da Copa do Mundo
Dentro de campo, a partida entre Croácia e Canadá terminou 4 a 1 para o time europeu. A vitória foi de virada.
Davies abriu o placar para o time canadense logo aos dois minutos do primeiro tempo. No entanto, Kramaric (autor de dois gols), Livaja e Majer garantiram o resultado positivo para a Croácia.
Repercussão da explicação feita pela TV Globo
Parabéns para a Central do Apito, que não sabia uma regra básica de cartões amarelos na Copa.
— Fetinho (conta paródia) (@yan_JP) November 27, 2022

