Home Futebol Vasco pode ficar de fora das principais competições de base do Brasil em 2023

Vasco pode ficar de fora das principais competições de base do Brasil em 2023

Motivo da possível ausência do Vasco da Gama é a posição do Cruzmaltino no Ranking Nacional da CBF nesta temporada

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Mesmo que esteja embalado pela volta ao Brasileirão Série A e também pelo aporte financeiro da 777 Partners, o Vasco pode enfrentar um problema nas categorias inferiores. Dessa forma, o Cruzmaltino pode ficar de fora das competições da base no ano que vem. As informações são do canal no YouTube Papo na Colina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesse sentido, o motivo é a posição do Vasco da Gama no Ranking Nacional de Clubes. Assim, a CBF costuma indicar os 20 melhores da relação para a disputa das principais competições de base da entidade. Em 2022, o Cruzmaltino ficou na 19ª colocação. Contudo, para o ano que vem, o clube aparece na 22ª posição. Ou seja, o Vasco pode não disputar os Brasileiros Sub-17 e o Sub-20 em 2023.

Possível ausência do Vasco pode ser revista

Mas a possível exclusão do Vasco das competições pode ser revista. De acordo com o GE, a CBF pode modificar o critério descrito para a indicação dos clubes. Além disso, um ranking específico para a base, desvinculado do futebol profissional, poderia ser criado.

“Pelos critérios utilizados em 2022 para os referidos campeonatos a afirmativa procede, porém a CBF ainda não divulgou os regulamentos e critérios para as mesmas competições para o ano de 2023”, respondeu a entidade, sobre a possibilidade do Vasco não disputar os campeonatos de base.

Sobre a performance do Vasco na temporada de 2022 na base, o Cruzmaltino chegou até as quartas-de-final do Brasileirão Sub-17. Assim, foi desclassificado pelo Grêmio. Enquanto que, no Brasileirão Sub-20, caiu nos pênaltis para o Palmeiras também nas quartas. Pelo Estadual, o Vasco foi campeão do Carioca Sub-17 e também da Recopa da categoria nesta sexta-feira (11), ao derrotar o Flamengo por 2 a 0 em São Januário no jogo da volta, depois da ida sem gols. Já no Carioca Sub-20, o Vasco perdeu a decisão para o Fluminense.

PUBLICIDADE
Better Collective