Mesmo que esteja embalado pela volta ao Brasileirão Série A e também pelo aporte financeiro da 777 Partners, o Vasco pode enfrentar um problema nas categorias inferiores. Dessa forma, o Cruzmaltino pode ficar de fora das competições da base no ano que vem. As informações são do canal no YouTube Papo na Colina.
Nesse sentido, o motivo é a posição do Vasco da Gama no Ranking Nacional de Clubes. Assim, a CBF costuma indicar os 20 melhores da relação para a disputa das principais competições de base da entidade. Em 2022, o Cruzmaltino ficou na 19ª colocação. Contudo, para o ano que vem, o clube aparece na 22ª posição. Ou seja, o Vasco pode não disputar os Brasileiros Sub-17 e o Sub-20 em 2023.
Possível ausência do Vasco pode ser revista
Mas a possível exclusão do Vasco das competições pode ser revista. De acordo com o GE, a CBF pode modificar o critério descrito para a indicação dos clubes. Além disso, um ranking específico para a base, desvinculado do futebol profissional, poderia ser criado.
“Pelos critérios utilizados em 2022 para os referidos campeonatos a afirmativa procede, porém a CBF ainda não divulgou os regulamentos e critérios para as mesmas competições para o ano de 2023”, respondeu a entidade, sobre a possibilidade do Vasco não disputar os campeonatos de base.
Sobre a performance do Vasco na temporada de 2022 na base, o Cruzmaltino chegou até as quartas-de-final do Brasileirão Sub-17. Assim, foi desclassificado pelo Grêmio. Enquanto que, no Brasileirão Sub-20, caiu nos pênaltis para o Palmeiras também nas quartas. Pelo Estadual, o Vasco foi campeão do Carioca Sub-17 e também da Recopa da categoria nesta sexta-feira (11), ao derrotar o Flamengo por 2 a 0 em São Januário no jogo da volta, depois da ida sem gols. Já no Carioca Sub-20, o Vasco perdeu a decisão para o Fluminense.

