O palmeirense não tem do que reclamar do ano de 2022 que está chegando ao fim. Foram três títulos, sendo um deles, de Campeonato Brasileiro. Além das taças, o Alviverde teve alguns momentos marcantes ao longo da temporada.
Então, o Torcedores.com recorda os 10 momentos mais marcantes do Palmeiras em 2022.
Palmeiras venceu a inédita Copinha
Em 2022 o Palmeiras venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez em sua história. Apesar de não ser um torneio profissional, os torcedores entendem que foi um momento inesquecível, já que colocava fim em uma “piada” que tinham que ouvir por não ter título da Copinha.
E venceu com maestria. Foram 9 jogos, 8 vitórias e 1 empate. Na final, goleou o Santos por 4 a 0. Na semifinal, deixou pelo caminho outro rival, o São Paulo. Endrick foi eleito o craque da competição.
Título do Paulistão com virada histórica
Um dos títulos inéditos que Abel Ferreira conquistou pelo Palmeiras em 2022 foi o do Paulistão. E esse jogo foi muito marcante, porque, além de ter sido em cima do São Paulo, vingando 2021, o Verdão conseguiu uma virada épica.
Após perder o jogo de ida por 3 a 1, o Alviverde aplicou uma goleada de 4 a 0 no segundo jogo, no Allianz Parque. Os gos foram marcados por Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (duas vezes).
Abel Ferreira achou uma nova dupla de zaga
Para essa temporada, o Palmeiras contratou o zagueiro Murilo, que estava no Lokomotiv Moscou, da Rússia. Inicialmente para compor elenco, o zagueiro foi muito bem e logo ganhou a posição de Luan, formando a dupla de zaga com Gustavo Gómez.
Luan era um zagueiro muitas vezes criticado e Murilo trouxe de volta a confiança dos palmeirenses. Com uma defesa sólida, o Verdão perdeu apenas seis jogos na temporada toda.
Agora, para 2023, não há dúvidas de quem é a zaga titular. Hoje, Murilo e Gómez formam uma das melhores duplas do país.
Verdão perde Jailson machucado
Nem todos os fatos marcantes foram positivos para o clube. O volante Jailson, que foi contratado esse ano, tava tendo um ótimo início de temporada.
Porém, em abril, durante o treinamento, rompeu os ligamentos cruzados do joelho direito e não jogou mais no ano. O clube lamentou muito a lesão de um dos principais jogadores neste início de temporada.
Ainda não se sabe exatamente quando o volante voltará a atuar, mas a tendência é que seja nos primeiros meses de 2023.
Bicicletas do Rony
O atacante Rony, um dos símbolos desse Palmeiras vitorioso, nunca escondeu de ninguém que gostaria de fazer um gol de bicicleta e que estava treinando para isso.
Nesse ano, finalmente o atacante conseguiu. E não só um, como dois. Primeiro, ele marcou na goleada de 5 a 0 em cima do Cerro Porteño, pelas oitavas de final da Libertadores, em julho.
Depois, em agosto, pouco mais de um mês, fez mais um lindo gol de bicicleta, contra o Fluminense, no Maracanã, no empate em 1 a 1 pelo Brasileirão.
ACONTECEU! ACONTECEU!
O gol de bicicleta de Rony Rústico saiu!
MEU DEUS DO CÉU!
QUE GOLAÇO! pic.twitter.com/cC1gWWiEIq— Murilo Dias (@mmurilodias) July 7, 2022
Gol de bicicleta do Rony Rústico
Palmeiras x Fluminense
Dia 1 pic.twitter.com/KYiOcTB0b9— Gol de Bicicleta do Rony Diário (@GolDoRonyDeBike) August 27, 2022
Classificação épica sobre o Galo com 2 a menos e sai a “zica” dos pênaltis
Diferentemente de 2020 e 2021, o Verdão não chegou até a final da Libertadores, parando na semifinal. Porém, o time de Abel Ferreira teve uma partida épica nas quartas de final, contra o Atlético-MG.
O jogo tinha um ingrediente especial, já que no ano passado, o Palmeiras eliminou o Galo na semifinal. Então, esse jogo era visto como uma vingança.
Na partida de ida, o Atlético-MG dominou a partida e abriu 2 a 0. Porém, o Verdão foi buscar o empate e levou o 2 a 2 para o Allianz Parque.
E a partida de volta acabou sendo um jogo histórico. Com menos de 30 minutos, Danilo foi expulso. Aos 35 minutos do segundo tempo, foi a vez de Gustavo Scarpa levar o vermelho. Então, o Palmeiras jogou mais da metade do jogo com um jogador a menos e por cerca de 10 minutos, com dois jogadores a menos.
O Verdão foi valente e segurou o 0 a 0, resultado que já foi muito comemorado. E, como não há mais o “gol fora de casa”, a partida foi para os pênaltis. E penalidades era um grande trauma desse time.
Até ali, nas últimas 11 disputas, o Verdão havia perdido em 9. Um mês antes, tinha sido eliminado da Copa do Brasil para o São Paulo dessa forma.
A última vez que o Palmeiras venceu uma disputa de pênaltis foi na final do Paulistão, em 2020. De lá para cá, havia sido cinco disputas, com o Verdão perdendo todas.
Mas, dessa vez, a história foi diferente. O Alviverde converteu todas as cobranças e se classificou, tirando essa “zica” e deixando a classificação ainda mais épica.
Endrick
Finalmente Endrick estreou no profissional e já conseguiu seu lugar no time titular. Sua presença no time de Abel Ferreira já era esperada pelos torcedores desde que ele tinha 14 anos.
Porém, só podia jogar profissionalmente com 16 anos, completados em julho. Foi relacionado pela primeira vez em setembro, em uma partida contra o Santos. Mas, só fez a sua estreia mesmo em outubro, contra o Coritiba.
Ao todo, Endrick fez 7 jogos, todos pelo Brasileirão. Marcou três gols e deu uma assistência. Foi fundamental na partida contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada.
Entrou no segundo tempo com o Palmeiras perdendo por 1 a 0 e marcou dois gols, virando a partida e ajudando no resultado final de 3 a 1. Depois desse jogo, a joia virou titular da equipe e não saiu mais.
Ao final da temporada, aconteceu outro fato importante envolvendo o jogador. Ele foi vendido para o Real Madrid por cerca de 70 milhões de euros (cerca de R$ 400 milhões). Porém, só poderá ir para o clube espanhol com 18 anos, em julho de 2024.
Título do Brasileirão
Nesse ano, o Verdão voltou a vencer um título de Campeonato Brasileiro, que não vencia desde 2018. Foi o 11º de sua história, o primeiro com Abel Ferreira no comando.
A campanha do Palmeiras foi impecável. O clube paulista foi campeão restando ainda quatro partidas para disputar. Ao todo, foram apenas três derrotas, durante as 38 rodadas. Sendo que uma derrota foi na última rodada, com o time já desinteressado.
Esse é um recorde na história do Brasileirão de pontos corridos. Nunca um time perdeu tão pouco. O Verdão chegou até a última rodada invicto fora de casa, o que também era um recorde.
O Palmeiras foi campeão com o melhor ataque, melhor defesa e a melhor pontuação de sua história. Além de ter tido Gustavo Scarpa eleito o craque da competição.
Weverton é convocado para a Copa do Mundo
A Copa do Mundo 2022 não foi das melhores para o Brasil, que acabou eliminado nas quartas de final. Porém, o Palmeiras voltou a ter um representante na seleção brasileira. Weverton estava entre os 26 escolhidos por Tite.
O Verdão não tinha um jogador na Copa do Mundo defendendo a seleção brasileira desde Marcos em 2002, há 20 anos.
Renovação do Dudu
Neste final de ano, o palmeirense ganhou um presente de Natal. O atacante Dudu, um dos maiores ídolos da história do clube, renovou o seu contrato até o final de 2025, com renovação automática até o final de 2026 caso ele jogue pelo menos 50% dos jogos em 2025.
A negociação pela renovação se arrastava há meses. A principal divergência era o tempo de contrato. Se o Verdão não renovasse logo, no meio do ano que vem ele poderia assinar com outra equipe de graça.

