Home Futebol Do Acre para a Copa do Mundo: relembre a trajetória de Weverton, goleiro da seleção brasileira

Do Acre para a Copa do Mundo: relembre a trajetória de Weverton, goleiro da seleção brasileira

Atleta do Palmeiras entrou em campo pela primeira vez na competição nos minutos finais da vitória do Brasil contra a Coreia do Sul

Christopher Henrique
25 anos, jornalista, colaboro no Torcedores desde 2022, retornando à função de redator em 2024. Fã assíduo do automobilismo, de futebol e principalmente, do futebol alternativo, também sou narrador e criador do "O Tikitaka", com passagens pelo Dimensão Esportiva.

Prestes a completar 35 anos no próximo dia 13 de dezembro, o goleiro Weverton recebeu um grande presente do técnico da seleção brasileira, Tite. Já nos minutos finais do confronto diante da Coreia do Sul, o treinador tirou Alisson para dar a oportunidade do arqueiro do Palmeiras ter sua estreia na Copa do Mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nascido em Rio Branco, no Acre, o goleiro se tornou o primeiro jogador na história do estado a disputar uma partida de Copa do Mundo. Weverton, que iniciou sua carreira no Juventus em 2005, disputando a Copinha daquele ano, onde pôde encarar o Corinthians na primeira fase.

Mesmo com a derrota por 1 a 0, o goleiro foi considerado o melhor da partida, algo que resultou em receber a oportunidade do Timão de fazer parte do elenco nas categorias de base. Depois de quatro anos na capital paulista, o jogador encerrou o contrato e foi emprestado para alguns clubes, como Oeste, América de Natal e Remo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2012, Weverton assinou contrato com o Atlético Paranaense, clube onde ele teve seu primeiro auge na carreira. O goleiro foi uma das principais peças na conquista do vice-campeonato da Copa do Brasil em 2013, além do título da Sul-Americana em 2016, algo que elevou o patamar do Furacão. Naquela época, o jogador já recebia algumas oportunidades na seleção Sub-23 e profissional.

A chegada no Palmeiras e a chance na Copa do Mundo pela seleção

Contratado pelo Palmeiras em 2018, Weverton logo assumiu a titularidade da equipe. A responsabilidade era grande, mas o goleiro soube lidar com a pressão e se tornou importante nas grandes conquistas dos últimos anos do Alviverde, como o Brasileirão de 2018, a Libertadores de 2020 e 2021, sendo titular em todas elas.

Na convocação final de Tite para a Copa do Mundo, o goleiro disputava a última vaga entre os goleiros com Santos, do Flamengo, e Cássio, do Corinthians. Após ser o escolhido, Weverton recebeu a oportunidade de estar em campo por pouco mais de 15 minutos contra a Coreia do Sul, e mostrando um sorriso logo que entrou.

PUBLICIDADE

Após a partida, o jogador agradeceu Tite pela oportunidade de realizar o sonho de sua carreira. “Estou muito feliz de vir à Copa do Mundo e de agora poder ter alguns minutos em campo. Estou mais feliz ainda pela classificação e por esse grande jogo”, disse Weverton.

PUBLICIDADE
Better Collective