Home Futebol Alberto Valentim critica projetos do futebol brasileiro

Alberto Valentim critica projetos do futebol brasileiro

O técnico demonstrou insatisfação com postura de clubes do Brasil de não permitir desenvolvimento do trabalho

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.

No comando de times brasileiros desde 2017, Alberto Valentim fez diversas críticas à maneira como os clubes do Brasil tratam o projeto dos técnicos brasileiros. Em entrevista ao Yahoo!Esportes, o técnico brasileiro afirmou que o discurso sobre projeto dos clubes é muito falado, mas geralmente não é colocado em prática.

PUBLICIDADE

“Todo início de conversa que tenho (com clubes) procuro entender bem o que vai ser o ‘famoso projeto’, que a gente fala tanto no Brasil, todo mundo enche a boca para falar, mas que infelizmente, na prática, acontece muito pouco, muito pouco mesmo”, declarou o técnico.

De acordo com Valentim, o trabalho dos técnicos é muito voltado para os resultados. Então, enquanto o clube está ganhando o treinador permanece, mas se as vitórias rareiam, o “projeto” é facilmente descartado. De 2017 até o presente momento, Alberto Valentim não conseguiu emplacar um período maior do que 10 meses em um clube, apesar da conquista de dois campeonatos estaduais e da Copa Sul-Americana.

PUBLICIDADE

Após criticar os projetos do futebol brasileiro, Valentim diz considerar a estrutura do clube como prioridade

Apesar de ser técnico há cerca de cinco anos, Alberto Valentim já circulou por diversos clubes brasileiros. Sobre o que motiva a escolha por assumir o comando de time, Valentim afirmou que considera a estrutura do clube como o aspecto mais importante.

“Lógico o material humano é muito importante, não se ganha fazendo milagre, tem que ter, dentro da sua realidade, um material humano forte, jogadores com características para você exercer o trabalho, mas muito também da estrutura, porque hoje em dia com o futebol moderno que nós temos, com essa evolução que foi, se você não estiver uma estrutura boa para trabalhar fica muito difícil (buscar) os resultados”, afirmou Alberto Valentim.

O trabalho mais recente de Alberto Valentim foi no comando do CSA, onde permaneceu por menos de dois meses. Segundo Valentim, a estrutura foi determinante no curto trabalho. O técnico encontrou muitas dificuldades com a condição do gramado utilizado para treinos.

“A maior dificuldade foi o azar que tive com o clima. Porque não chovia tanto em Maceió, segundo até as pessoas que estavam lá. Há 40 anos não chovia tanto. E a gente realmente não tinha campo para treinar. Eu, buscando com as pessoas de lá, fomos até a AABB (centro de treinamento da região), fomos buscar um outro gramado que fosse menos pior para os nossos dias de treino, porque infelizmente o campo que o CSA tinha na época, que era alugado do Corinthians alagoano, era impraticável, não tinha como dar uma qualidade de treino”, lamentou Valentim.

PUBLICIDADE

Alberto Valentim está sem clube desde agosto de 2022, quando saiu do CSA, e quase foi treinador do Emelec, do Equador. O técnico brasileiro tinha acordo com o candidato à presidência do clube equatoriano, porém o candidato não conseguiu a eleição e o acordo melou.