Home Futebol Alvo do Real Madrid, derrota para o Vasco e mais: conheça Ethan Mbappé, o irmão de Kylian Mbappé

Alvo do Real Madrid, derrota para o Vasco e mais: conheça Ethan Mbappé, o irmão de Kylian Mbappé

Jovem segue os passos do irmão famoso

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Aos 23 anos, Kylian Mbappé chega a sua segunda final de Copa do Mundo, disputando a artilharia e prêmio de craque do torneio. A baixa idade não reflete em campo, com o poder de decisão digno de um jogador experiente. Ao mesmo tempo, um “novo Mbappé” deve surgir no futebol em breve.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos falando de Ethan Mbappé, o irmão do astro, quase oito anos mais novo. O francês da geração 2006 já é um prodígio na base do PSG, subindo degraus de forma avassaladora, tal qual Kylian.

O garoto iniciou sua jornada no Clairefontaine em 2019, conforme o processo de formação corriqueiro da federação francesa que recruta os melhores talentos do país desde cedo. Ainda com 12 anos de idade, o atleta também disputava torneios de base no Paris Saint-Germain.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diferentemente do irmão famoso, Ethan atua no meio-campo, tanto mais avançado, como um jogador de segundo homem no meio-campo. Nos juniores do Paris Saint-Germain, é considerado um box-to-box, com capacidade para atacar e marcar no mesmo nível de intensidade.

“Ele é um meio-campista muito elegante, que influencia muito no jogo e é muito inteligente. É um jogador em formação”, disse Jean-Claude Lafarge, ex-diretor de Clairefontaine, ao RMC Sport em 2019. 

Prodígio e Ascenção

A princípio, desde cedo Ethan Mbappé joga acima da sua categoria. Com apenas 14 anos recebeu sua primeira convocação para a França sub-16, em 2021, jogando com atletas de mais idade. Foi uma forma também da federação francesa ter mais garantias na escolha do jovem, que também pode atuar por Camarões, se assim preferir.

PUBLICIDADE

Próximo de completar 16 anos, o irmão do astro francês já atua no sub-19 do PSG, mesmo quatro anos mais novo. Na categoria, disputa o campeonato nacional e a Youth League, uma espécie de Champions League da base, em todas o meio-campista é titular na equipe. Recentemente, Ethan anotou um gol contra o Valenciennes.

PUBLICIDADE

Além disso, o jovem já participou de treinos com a equipe profissional, em um processo de transição que Christophe Galtier promove com garotos do clube.

Derrota para o Vasco?

Em 2019, quando ainda atuava no sub-13, Ethan Mbappé viajou para o Rio Grande do Sul, na disputa do torneio ICC Futures. Os parisienses até fizeram uma boa campanha, contudo, pararam na decisão nos pênaltis para o Vasco da Gama.

Na ocasião, o pai do jovem, Wilfred Mbappé, admitiu ao GE RS, que o garoto seria mais “defensivo” que o irmão.

PUBLICIDADE

Real Madrid

Diante de toda badalação na base, bem como um contrato com a Nike, Ethan ainda atraiu os olhares do Real Madrid, recentemente. A tentativa dos Merengues em contratar o prodígio, era uma manobra para convencer Kylian Mbappé a assinar com o clube. Um tipo de negociação muito comum na NBA, mas que também acontece no futebol, um exemplo é a família Hazard, no Chelsea, anteriormente.

Better Collective