Pouco menos de uma semana da emblemática finalíssima da Copa do Mundo, o árbitro polonês Szymon Marciniak, responsável por apitar a partida entre Argentina e França, no Lusail Stadium, aproveitou para rebater a imprensa francesa sobre um lance em específico ocorrido quando Messi anotou o terceiro gol da Albiceleste, já na prorrogação.
Jornais como “L´Equipe”, denunciaram uma suposta invasão de campo dos jogadores sul-americanos que estavam na reserva antes da bola do camisa 10 entrar nas redes franceses. Em posicionamento feito nesta sexta-feira (23), Marciniak rechaçou que o gol teria de ser invalidado, e mostrou no celular uma situação parecida, mas envolvendo os franceses como “invasores”.
Na imagem apresentada, o árbitro polonês mostra diversos jogadores do vice-campeão da Copa do Mundo entrando no gramado antes de Mbappé anotar o tento de empate, o 3 a 3. Marciniak destaca que a ação não atrapalhou diretamente no lance, e por os gols não foram invalidados.
“Os franceses não mencionaram esta fotografia, onde se pode ver que sete franceses entraram no gramado quando o Mbappé marcou o gol. Além disso, quando o Kolo Muani falha aquela oportunidade no final do jogo (123 minutos), há vários jogadores da França dentro das quatro linhas”, começou por dizer.
“A situação [jogadores do banco que cruzam o terreno de jogo] tem de afetar o jogo. E qual foi o impacto daqueles jogadores que entraram no gramado? Há jornais sérios e outros que querem criar polêmica”, apontou Marciniak.
Criticado na França por validar o terceiro gol da Argentina com dois reservas dentro do campo, árbitro Marciniak mostrou aos jornalistas uma imagem com sete franceses invadindo na hora do 3-3 de Mbappé. pic.twitter.com/YVyASJg0Ru
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) December 23, 2022
Ainda na decisão da Copa do Mundo, os franceses protagonizaram um lance polêmico, que deu o que falar nas redes sociais. Em um vídeo que viralizou, um jogador dos Le Bleus aparece supostamente tocando a mão na bola, após cobrança de escanteio. Na sequência do lance, Mbappé faz a batida e a bola pega na mãe de Montiel e a arbitragem assinalou a penalidade para os europeus, convertida pelo atacante.
O pênalti roubado que deram pra França 🤐 pic.twitter.com/AlTbPycoq4
— Simas 🇦🇹🦅 (@Simass___) December 19, 2022

