Home Futebol Árbitros brasileiros têm chances de apitar a final da Copa do Mundo 2022

Árbitros brasileiros têm chances de apitar a final da Copa do Mundo 2022

Com a eliminação do Brasil no Mundial, goiano e paulista podem repetir façanha conseguida por apenas dois árbitros brasileiros

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Se a seleção brasileira não tem mais chance de avançar à final da Copa do Mundo, o mesmo não ocorre com os árbitros Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus. A eliminação da equipe canarinha nas quartas de final do Mundial aumentou as chances do Brasil ter representante na arbitragem da decisão marcada para domingo (18), no Lusail Stadium.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao longo da história dos Mundiais, apenas dois brasileiros tiveram o privilégio de arbitrar a finalíssima. O primeiro foi Arnaldo Cezar Coelho que comandou a decisão entre Itália 3 x 1 Alemanha na Copa do Mundo de 1982. Na edição seguinte, Romualdo Arppi Filho trabalhou em Argentina 3 x 2 Alemanha.

Wilton Pereira Sampaio, que está em seu primeiro Mundial, ganhou moral com a Fifa após apitar três jogos no Catar:  Polônia x Arábia Saudita e Holanda x Senegal (ambas partidas de primeira fase) e Holanda x Estados Unidos (oitavas de final).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O goiano está escalado para apitar as quartas de final entre França x Inglaterra, neste sábado, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt. Seus auxiliares serão os compatriotas Bruno Boschilia e Bruno Pires.

Primeiro brasileiro a apitar final de Copa do Mundo, Arnaldo Cezar Coelho se manifestou no Twitter e disse que Sampaio precisará ter boa atuação nas quartas de final para se credenciar como opção real para a decisão.

Raphael Claus apitou dois jogos na fase de grupos da Copa do Mundo: Inglaterra 6 x 2 Irã e Marrocos 2 x 1 Canadá. No mata-mata, ele foi o quatro árbitro no confronto das oitavas de final entre Espanha 0 x 0 Marrocos, que terminou com classificação dos africanos na disputa por pênaltis.

PUBLICIDADE

Better Collective