Home Mercado da Bola Benfica libera Helton Leite para acertar com o Vasco; saiba os detalhes

Benfica libera Helton Leite para acertar com o Vasco; saiba os detalhes

Filho do lendário João Leite, ex-goleiro do Atlético-MG, Helton Leite tem contrato com o clube português até junho de 2025

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Helton Leite recebeu sinal verde do Benfica para negociar sua transferência para o Vasco. Fora dos planos da comissão técnica, ele está insatisfeito com a falta de oportunidades no time encanado desde a chegada do técnico alemão Roger Schmidt.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o Vasco busca o empréstimo de Helton Leite até dezembro de 2023. Além disso, a proposta prevê a compra dos direitos econômicos do atleta de 32 anos no fim do compromisso. Os números, porém, ainda não mantidos em sigilo.

O empresário do empresário do jogador, João Araújo, é que está cuidado do assunto junto à diretoria do Benfica. O agente está tentando convencer o presidente Rui Costa a liberar o arqueiro numa operação sem custos, ou seja, sem que o Vasco pague pela cessão.

PUBLICIDADE

Números de Helton Leite pelo Benfica

Jogos: 34

Titular: 34

Reserva utilizado: 0

Gols sofridos: 31

PUBLICIDADE

Assistências: 0

Minutos em campo: 3046

O dirigente encarnado não se opõe a modalidade de acordo desde que o Vasco se responsabilize pelo pagamento integral dos vencimentos do atleta. Helton Leite não tem um salário alto no Benfica. Ele seque figura no Top 20 da folha de pagamento do clube português.

Atualmente, Helton Leite ganha 426 mil euros (R$ 2,4 milhões, pela cotação atual) por temporada, o que dá 35,5 mil euros (R$ 200 mil) por mês. O “pacote” contempla direitos de imagem, luvas, bonificações e outros valores previstos no contrato.

PUBLICIDADE

Helton Leite, em outras palavras, está dentro da realidade financeira do Vasco para a próxima temporada. O nome dele foi recomendado e aprovado com a ajuda dos scouts da 777 Partners, dona de 70% da SAF do Vasco, que monitoram o mercado europeu.

Títulos na carreira

Campeonato Brasileiro Série B: 2014

Campeonato Catarinense: 2013

Ainda segundo apurou a reportagem, Helton Leite tem uma proposta em mãos para trocar de clube em Portugal. O Estoril Praia deseja contratá-lo por empréstimo na próxima janela de transferências, em janeiro. No entanto, ele está empolgado em defender o Vasco em 2023.

PUBLICIDADE

Helton Leite surge como opção para preencher a lacuna deixada por Thiago Rodrigues que não chegou a um acordo financeiro para seguir em São Januário. Desde o fim das negociações com o experiente jogador, a diretoria vem buscando um nome para assumir a meta vascaína.

Além de Helton Leite, o Vasco avalia a contratação de mais um jogador para a posição. Isso porque, o técnico Maurício Barbieri tem cinco goleiros com pouca rodagem no elenco: Alexander (23 anos), Halls (23 anos), Fintelman (21 anos), Cadu (19 anos) e Patrick (19 anos).