A temporada de 2022 terminou sem sustos para o Botafogo, que conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2023, em seu primeiro ano como SAF.
Enquanto o elenco do Glorioso segue curtindo as suas merecidas férias após uma longa temporada com um calendário apertado, a diretoria do clube carioca segue tentando resolver algumas pendências no time.
Uma delas é a renovação de contrato do goleiro paraguaio Gatito Fernández. De acordo com informações vindas do “Canal do TF”, o Fogão encaminhou a extensão de vínculo do jogador. Ainda segundo o canal, o novo contrato do atleta com o clube carioca será válido por até duas temporadas.
Aos 34 anos de idade, Gatito Fernández está no Botafogo desde 2017 e é um dos mais antigos jogadores do atual elenco.
O goleiro paraguaio é o estrangeiro com mais partidas disputadas na história do Glorioso com 194. No atual momento, o arqueiro se recupera de uma luxação sofrida na região do ombro, desde o começo de novembro e deverá ficar afastado dos gramados por mais alguns meses.
O atleta tinha iniciado as conversas para renovação de contrato antes do problema físico, mas as tratativas seguiram normalmente.
Gatito Fernández começou a carreira no Cerro Porteño. Depois, foi emprestado pelo clube paraguaio três vezes, primeiro para o Estudiantes e Racing, ambos da Argentina, e para o FC Utrecht, da Holanda. Em 2014, ele chegou ao futebol brasileiro contratado pelo Vitória, onde atuou por duas temporadas. Antes se transferir para o Fogão, ele jogou 2016 pelo Figueirense.
O Botafogo terminou o Brasileirão Série Ana 11ª colocação e ficou com uma vaga garantida na Copa Sul-Americana de 2023.
Além do torneio continental e da liga nacional, o Fogão vai disputar o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil na próxima temporada.
O primeiro compromisso está marcado para o dia 15 de janeiro contra o Audax, como mandante, pela primeira rodada do estadual.

