Home Futebol Botafogo hoje: erros financeiros causam atraso de salários no Glorioso; entenda

Botafogo hoje: erros financeiros causam atraso de salários no Glorioso; entenda

Partes de salários de atletas do Fogão não foi paga; clube aponta ‘fluxo de caixa’ como problema que gerou atraso

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A chegada de John Textor mudou o patamar financeiro do Botafogo em termos de investimentos no elenco e reforços. Mas o time carioca ainda convive com alguns ‘fantasmas’ de situações recentes, como o atraso de salários a jogadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o GE, os atletas do Glorioso não receberam parte do 13º e uma parcela dos salários de dezembro, além das férias. Além disso, empresários que tem comissões a receber por conta de intermediar negociações, também não tiveram tais créditos quitados.

O atraso não teria nada a ver com falta de recursos para isto. Segundo as informações, seria um problema de fluxo de caixa que não permitiu que os valores não fossem creditados a tempo, já que o dinheiro vindo dos investimentos prometidos pelo acionista majoritário de sua SAF tem colocado tem datas pré-definidas para o depósito, segundo o portal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJOYzJzQXQ1eCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Além disso, como o dinheiro vem do exterior, por várias vezes os valores investidos na SAF ficaram presos antes de ir para as contas botafoguenses e isto gerou reclamação pública do empresário. E isto tem gerado, ao menos neste momento, o problema de fluxo de caixa que tem gerado tais atrasos.

Acontece que os depósitos do dinheiro de Textor só vem depois da data de vencimento dos salários dos jogadores. Sem ter alguma ‘reserva’ para tais momentos de emergência, não há como quitar todos os salários e outras provisões contratuais e trabalhistas a tempo. Mas o Botafogo tem evitado colocar pressão para buscar outras fontes financeiras para pagar os valores atrasados até o momento.

PUBLICIDADE

Até o final do ano, apenas a grana vinda dos aportes de seu dono é que vem financiando os gastos e investimentos do do Fogão. Uma nova fonte de renda deverá vir apenas a partir de 2023, quando há a expectativa de se fechar um patrocinador master.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective