Botafogo hoje: clube tenta acerto com o SBT para transmitir jogos do Campeonato Carioca
Botafogo não assinou a proposta da FERJ pelos direitos de TV do Carioca, mas SBT demonstrou interesse pelos jogos do alvinegro
Divulgação
Na última terça-feira (20), a imprensa carioca antecipou que a FERJ vendeu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca para a Bandeirantes na TV Aberta por três temporadas.
Porém, os novos detentores dos direitos de televisão do Cariocão não terão os jogos de Botafogo e Vasco como mandantes, pois os dois clubes não concordaram com a divisão dos valores.
O Flamengo receberá 20 milhões de reais pelos direitos de TV. O Fluminense receberá 14 milhões, e os demais clubes pequenos ganharão apenas 2 milhões cada. Botafogo e Vasco queriam divisão igualitária entre os quatro grandes.
Além disso, os dois clubes também optarão por utilizar o Campeonato Carioca para laboratório de jovens jogadores, com os elencos principais disputando jogos amistosos nos Estados Unidos e na América do Sul.
Mesmo assim, o Botafogo ainda busca uma alternativa para lucrar com o Cariocão. Informações divulgadas pelo site Notícias da TV afirmam que o SBT está em conversas com o alvinegro para comprar os direitos de exibição individuais.
Por causa da Lei do Mandante (sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro), o clube mandante de seus jogos é pertencente dos direitos de transmissão do evento no Brasil, formato semelhante utilizado no México.
Com isso, o SBT busca garantir os direitos para transmitir ao vivo os jogos do Botafogo como mandante no Campeonato Carioca. O Vasco também busca interesse de SBT e Record para ter seus jogos sendo transmitidos ao vivo.
Por outro lado, a Band não poderá transmitir jogos de Botafogo e Vasco como mandantes no Campeonato Carioca, inclusive em eventuais semifinais e final.

