Nas últimas semanas, o Lyon oficializou a compra da SAF e a transferência da gestão do clube para John Textor, atual mandatário do Botafogo no futebol brasileiro.
Ou seja, o Lyon se juntou à empresa Eagle Football, rede de futebol do empresário norte-americano que também possui clubes como Crystal Palace (Premier League), FC Florida (MLS) e RWD Molenbeek (Bélgica).
Foram adquiridos do Lyon exatamente 77.49% da propriedade por cerca de 800 milhões de euros, ou seja, R$4.4 bilhões na cotação atual. Cabe ressaltar que Textor comprou 90% do Botafogo com R$500 milhões.
Com isso, o Botafogo pode ganhar benefícios através da compra do Lyon, pois o empresário garante que não existirá competitividade no investimento dos clubes. Além disso, o alvinegro carioca ganha mais um parceiro no futebol europeu.
É possível que ocorra transferências de jovens entre as equipes de Textor. Dylan Talero e Jacob Montes, ambos do sub-20 do futebol do alvinegro, foram transferidos para clubes internacionais.
No entanto, em 2023, a expectativa é que alguns jovens talentos dos clubes europeus de John Textor ganhem espaço no Botafogo. O ciclo de negociações foi visto como fator principal para garantir a renovação de Matheus Nascimento.
Jovens do Lyon podem surgir no Botafogo em 2023
Cabe ressaltar que o Lyon possui uma das melhores categorias de base do futebol europeu. John Textor deseja inclusive que jogadores ganhem rodagem no Crystal Palace, no Molenbeek e também no Botafogo.

