O jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo foi 0 a 0 no tempo regulamentar. Já nas prorrogações Neymar abriu o placar nos final dos acréscimos. Mas no segundo tempo Petkovic empatou a partida. Na disputa dos pênaltis Rodrygo e Marquinhos erraram as cobranças e o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo.
Brasil tenta mas defesa da Croácia segura placar
A partida começou com as duas equipes buscando espaços. Tanto o Brasil quanto a Croácia pressionaram quando tinham a bola no pé. Entretanto foi a seleção brasileira que fez a primeira finalização, em roubada pressionando a saída de bola dos croatas.
Nos próximos minutos o time da Croácia acabou por optar por fechar o time. Os europeus ficaram na área defensiva explorando os contra-ataques. Tiveram boa oportunidade mas não conseguiram finalizar. Já o Brasil apostou no toque de bola para gerar espaços.
Lá para os 35 minutos de jogo a Croácia que antes estava jogando em cima do erro brasileiro agora avançou. Agora o jogo virou e foi a vez do Brasil ir se defender. Mas mesmo assim o time da Croácia ficou nos passes no meio campo, sem avançar. A partida ficou nessa pegada até o final da primeira etapa.
Croácia consegue travar seleção brasileira e jogo vai para prorrogação
No começo do segundo tempo o time do Brasil pressionou os croatas e teve boa oportunidade. Vini Jr parou no goleiro em jogada junto com Neymar. Mas antes houve reclamação de pênalti no início da jogada. O lance foi revisado mas o ábitro não viu irregularidade no VAR.
Mas a equipe da Croácia fez muito bem a marcação em cima das jogadas. Mesmo assim os europeus não se esforçaram para buscar o gol. Já o Brasil conseguiu poucas jogadas de real perigo.
Com a partida se encaminhando para a reta final os croatas fecharam ainda mais a casinha. O Brasil pressionou o tempo todo mas não conseguiu passar do goleiro Livakovic. Mas faltando poucos minutos para o fim do tempo regulamentar a seleção brasileira decidiu não se expor muito.
Prorrogação e pênaltis
Na prorrogação os brasileiros ficaram os quinze minutos fazendo pressão. E o gol finalmente veio no final da primeira etapa. Em contra ataque Rodrygo passou para Neymar que tabelou com Paquetá. Neymar ficou cara a cara com Livakovic e o camisa 10 tirou do goleiro para abrir o placar para o Brasil.
Mas no final da prorrogação os croatas conseguiram encaixar bom contra-ataque. E com passe de Orsic, Petkovic teve tempo de dominar e empatar a partida. E assim com o placar empatado em 1 a 1 a classificação foi para a disputa de pênaltis.
Majer foi para a primeira cobrança e fez o primeiro gol da Croácia. Rodrygo parou no goleiro. Vlasic fez o segundo da Croácia. Casemiro foi para a bola e fez o primeiro do Brasil. Modric foi para a bola e bateu no canto para fazer o terceiro. Pedro foi para a cobrança e guardou o dele. Orsic foi para a cobrança e bateu no canto sem chances para Alisson. Marquinhos na cobrança mandou a bola na trave e o Brasil foi eliminado.
Ficha técnica
BRASIL 1(2)X 1(4)CROÁCIA
Data: 09/11/2022
Horário: 12:00
Estádio: Cidade da Educação
Transmissão: Rede Globo e SporTV
Árbitro: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt e Gary Beswick (ING)
VAR: Pol van Boekel (HOL)
Gols: 105+1’ Neymar (BRA), 117′ Petkovic
Cartões: Danilo (BRA), Brozovic (CRO), Casemiro (BRA), Marquinhos (BRA), Petkovic (BRA)
Croácia (4-3-3): Livakovic; Sosa, Gvardiol, Lovren, Juranovic; Kovacic, Brozovic, Modric; Perisic, Kramaric, Pasalic
Brasil (4-2-3-1): Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Éder Militão; Casemiro, Paquetá; Vinícius Júnior, Neymar, Raphinha; Richarlison

