Home Futebol Brasileirão Série A deve ter 7 técnicos portugueses em 2023

Brasileirão Série A deve ter 7 técnicos portugueses em 2023

Nesta terça-feira, dois times da elite do futebol brasileiro anunciaram treinadores lusitanos

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Únicos clubes do Brasileirão Série A que ainda não tinham anunciado treinadores para a temporada 2023, Flamengo e Coritiba oficializaram nesta terça-feira que terão comandantes portugueses. Desta forma, a competição deve ter sete treinadores nascidos em Portugal, recorde histórico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O time rubro-negro agiu com maior cautela já que afirmou ter acordo com Vítor Pereira para assumir em 2023. O contrato ainda não foi assinado porque ele tem vínculo com o Corinthians até 31 de dezembro.

Também pela manhã, o Coritiba oficializou a contratação de António Oliveira, que foi treinador do Cuiabá no último Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vale lembrar que na última semana, três clubes também confirmaram treinadores lusitanos.

No sábado, o Red Bull Bragantino definiu Pedro Caixinha com sucessor do brasileiro Mauricio Barbieri, demitido na reta final do Brasileirão.

Caixinha já passou por diversos países. Treinou Santos Laguna e Cruz Azul, ambos do México, Al Gharafa, do Catar, Rangers, da Escócia, Al Shabab, da Arábia Saudita, União de Leiria e Nacional, ambos de Portugal, e mais recentemente o Talleres, da Argentina. Ele terá a primeira experiência no futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Anunciado na última terça-feira, Renato Paiva, que teve trabalho de sucesso nas categorias de base do Benfica, comandará o Bahia, que está de volta à elite e sob controle do Grupo City, que adquiriu 90% da SAF. Na América do Sul, Paiva teve passagem pelo Independiente del Valle, do Equador.

PUBLICIDADE

Já na quinta-feira, o Cuiabá anunciou Ivo Vieira, que substitui o compatriota António Oliveira. O novo treinador do Dourado estava no Gil Vicente-POR e acumula passagens por outros clubes lusitanos, casos de Vitória de Guimarães, Famalicão, Marítimo e Estoril.

Abel Ferreira e Luís Castro seguirão, respectivamente, no Palmeiras e Botafogo. O primeiro é o treinador mais longevo da Série A, tendo completado em novembro dois anos no cargo.

Portugueses confirmados no Brasileirão Série A em 2023

Abel Ferreira (Palmeiras)

Vítor Pereira (Flamengo) *acordo, mas sem contrato assinado

PUBLICIDADE

Luís Castro (Botafogo)

Renato Paiva (Bahia)

Ivo Vieira (Cuiabá)

Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino)

PUBLICIDADE

António Oliveira (Coritiba)

Better Collective