Home Futebol Brasileirão Série A: saiba quais times terão técnicos estrangeiros em 2023

Brasileirão Série A: saiba quais times terão técnicos estrangeiros em 2023

Elite do futebol brasileiro pode ter metade dos seus times disputando a taça com treinadores de fora, entre conhecidos e novidades

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O fenômeno dos treinadores estrangeiros no futebol brasileiro parece não ter data para acabar tão cedo. Depois de ver o português Abel Ferreira erguer mais uma taça, boa parte dos times da Série A resolveram adotar a mesma estratégia e foram atrás de nomes “gringos” para a temporada de 2023 por aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo os rumores que tomam as manchetes neste período sem jogos pelo Brasil, praticamente a metade dos clubes pode ter profissionais que não nasceram no país trabalhando em seus plantéis. A projeção mais “otimista” prevê a presença de ao menos nove deles na elite do nosso futebol em um universo de 20 times.

Conforme foi citado no início do texto, Abel Ferreira liderou o Palmeiras em mais uma campanha de destaque e se consagrou campeão do Brasileirão Série A pelo primeira vez. Com diversas conquistas na sua prateleira, o líder alviverde se tornou um modelo a ser espelhado pelo território nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Neste ano, outro técnico de origem portuguesa assumiu o protagonismo, mas não teve a mesma sorte do compatriota nas grandes decisões. Vitor Pereira, no Corinthians, conseguiu uma vaga na semifinal da Libertadores e avançou à final da Copa do Brasil e acabou sendo eliminado nas duas ocasiões pelo Flamengo.

Vitor Pereira pode ‘mudar de casa’ no Brasileirão

E o Rubro-Negro não deixou barato. Sem Dorival Júnior, demitido, o gigante carioca foi atrás de se acertar com o corintiano, que se despediu de São Paulo alegando problemas familiares. O acordo ainda não foi fechado, porém a mídia especializada dá praticamente como certa a ida do profissional para o Rio de Janeiro em 2023.

A lista segue com Luis Castro no Botafogo, Vojvoda no Fortaleza, Pezzolano no Cruzeiro e novidades como Renato Paiva no Bahia e Coudet no Atlético-MG. Com a aproximação dos Estaduais, é possível que essa relação sofra modificações com possíveis chegadas ou, então, saídas desses técnicos do futebol brasileiro.

Veja lista com técnicos estrangeiros no Brasileirão Série A:

PUBLICIDADE

Abel Ferreira (Portugal) – Palmeiras
Vitor Pereira (Portugal) – Flamengo
Luís Castro (Portugal) – Botafogo
Ivo Vieira (Portugal) – Cuiabá
Renato Paiva (Portugal) – Bahia
Pedro Caixinha (Portugal) – Red Bull Bragantino
Juan Pablo Vojvoda (Argentina) – Fortaleza
Eduardo Coudet (Argentina) – Atlético-MG
Paulo Pezzolano (Uruguai) – Cruzeiro

Better Collective