Home Futebol Cavani e mais: Fifa vai processar jogadores do Uruguai após eliminação na Copa do Mundo 2022

Cavani e mais: Fifa vai processar jogadores do Uruguai após eliminação na Copa do Mundo 2022

Atacante foi um dos atletas uruguaios que se revoltaram com a arbitragem no jogo contra Gana no Mundial

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

A Fifa anunciou que abriu investigação contra a Federação Uruguaia de Futebol e quatros jogadores da seleção uruguaia (José Giménez, Edinson Cavani, Fernando Muslera e Diego Godín) após a confusão generalizada no final da partida contra Gana, na última sexta-feira, pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo, que acabou decretando a eliminação da Celeste Olímpica mesmo com vitória por 2 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O Comitê Disciplinar da Fifa abriu expedientes contra a AUF por potenciais violações dos artigos 11 (comportamento ofensivo e violações dos princípios do jogo limpo), 12 (má conduta de jogadores e responsáveis) e 13 (discriminação) do Código Disciplinar da Fifa em relação a incidentes durante a partida entre Gana e Uruguai da Copa do Mundo, no dia 2 de dezembro”, diz comunicado da entidade.

“Foram abertos expedientes separados contra os jogadores uruguaios José María Giménez, Edinson Cavani, Fernando Muslera e Diego Godín por potenciais violações dos artigos 11 e 12 do Código Disciplinar da Fifa em relação aos incidentes que ocorreram no final da citada partida”, acrescenta a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os jogadores uruguaios ficaram revoltados com a arbitragem do alemão Daniel Siebert, que não assinalou dois pênaltis no segundo tempo.

Aos 12 minutos da etapa final, o VAR recomendou Siebert a revisar um possível lance de pênalti de Amartey em Darwin Nuñez. Após rever o lance no monitor, o alemão manteve a decisão de campo e deixou o jogo seguir.

Já aos 48 minutos, Seidu derrubou Cavani dentro da área e o árbitro nada marcou. Desta vez, o VAR não recomendou a revisão, irritando bastante os atletas uruguaios.

PUBLICIDADE

Confusão pós-jogo; Cavani derruba cabine do VAR

Imagens flagraram o zagueiro Giménez ofendendo a arbitragem de “cambada de ladrões” e agredindo membro da Fifa com cotovelada.

PUBLICIDADE

Já o goleiro reserva Muslera foi flagrado empurrando um dos assistentes. O experiente Cavani foi visto derrubando a cabine do VAR a caminho do vestiário.

O Uruguai acabou sendo desclassificado no critério de gols marcados, o segundo do desempate. No primeiro, houve empate no saldo de gols com Coreia do Sul. Se tivesse vencido os ganeses por 3 a 0, a equipe sul-americana avançaria às oitavas de final com a segunda melhor campanha do Grupo H.

Better Collective