CBF define “plano A” para suceder Tite na seleção brasileira e fará contato, diz jornal
Diário espanhol crava nome favorito entre os dirigentes para ocupar o lugar de Tite
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
O novo técnico da seleção brasileira é a grande incógnita do momento. Horas depois de Tite oficializar o fim do ciclo, muitos nomes novamente voltaram a se especulados na imprensa. Muitos entendem que o cenário atual pede um estrangeiro e, ao que parece, é o desejo inicial também da CBF.
Segundo informações obtidas pelo jornal Sport, da Espanha, a Confederação Brasileira vai entrar em contato com Pep Guardiola. Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues planeja ouvir da boca do próprio treinador quais seriam os projetos profissionais do atual comandante do Manchester City. Vale lembrar que seu contrato foi renovado recentemente com os ingleses até 2025
A CBF vê Guardiola como o melhor técnico do futebol mundial na atualidade. Por isso, o coloca como “plano A” para suceder Tite na seleção brasileira. Após anos de resistência por um profissional estrangeiro, o fracasso na Copa do Mundo do Catar pode romper a tradição.
A escolha do novo treinador não deve acontecer tão rápido. Inicialmente, a decisão tende a ser apenas no início de 2023. Até lá, a nova diretoria vai discutir os planos para o próximo ciclo. Ainda de acordo com o Sport, Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians vai assumir o lugar de Juninho Paulista.
Guardiola na seleção brasileira?
Em 2021, Guardiola disse que tinha o projeto de assumir uma seleção e falou sobre a possibilidade de ser a brasileira.
“Uma seleção, será o próximo passo, sim. É o próximo passo”, resumiu ele, em evento da “XP Investimentos”, antes de completar. “Eu creio que o técnico da seleção brasileira sempre será brasileiro, não vejo um estrangeiro em seleções como Brasil.”
“Não penso em nenhuma. Mas depois de sete anos nesta equipe, creio que terei uma parada. Terei que parar um tempo, ver o que fizemos, rever inspirações. E, nesse processo, gostaria de treinar uma seleção, sul-americana, europeia… Jogar uma Copa América, quero ter essa experiência”, avaliou o técnico, também avaliou o atual time de Tite.
Há cerca de três meses, Abel Ferreira foi questionado sobre um possível convite da CBF para o lugar de Tite. Na época, o técnico do Palmeiras preferiu não aprofundar o tema e deslizou.
– Eu entendo essa pergunta. O futebol me ensinou a não viver com o se. Se a minha avó, se o meu avô, se o meu tio, se eu tivesse o Cristiano Ronaldo, se a Leila contratasse, se fossemos ao Mundial… Eu não vivo com se, eu vivo com o aqui e o agora, vivo com o presente – disse Abel, durante evento de premiação do “Bola de Prata”.
Abel Ferreira tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2024. Contratado em novembro de 2020, ele é o treinador mais longevo do futebol brasileiro.

