Home Mercado da Bola Zagueiro deixa clube japonês e acerta contrato de dois anos com o Ceará; saiba os detalhes

Zagueiro deixa clube japonês e acerta contrato de dois anos com o Ceará; saiba os detalhes

Revelado pelo Criciúma, Tiago Pagnussat soma passagens por Atlético-MG, Bahia, Nagoya Grampus, Cerezo Osaka e Lanús

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O zagueiro Tiago Pagnussat está de volta ao Ceará após duas temporadas atuando no futebol japonês. Nas últimas horas, o jogador chegou a um acordo com o Nagoya Grampus Eight e assinou sua rescisão contratual neste sábado (3).

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Tiago Pagnussat tinha uma oferta para seguir no Japão. Por conta da boa temporada, o zagueiro foi procurado pelo Sanfrecce Hiroshima que foi o terceiro colocado do último Campeonato Japonês.

Tiago Pagnussat tinha conversas avançadas com Sanfrecce Hiroshima que iria empenhar US$ 1,5 milhões (R$ 7,8 milhões, pela cotação) para adquirir seus direitos econômicos. A princípio, o projeto do atleta era permanecer no Japão.

PUBLICIDADE

A temporada de Tiago Pagnussat (Fonte: oGol)

  • Jogos: 22
  • Titular: 15
  • Reserva utilizado: 7
  • Gols marcados: 0
  • Assistências: 0
  • Minutos em campo: 1311

Entretanto, o interesse do Ceará em contar com o jogador pesou em sua decisão. A diretoria alvinegra apresentou uma proposta de longo prazo, com Tiago Pagnussat sendo o símbolo de reconstrução do clube após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Ainda segundo apurou a reportagem, Tiago Pagnussat abriu mão de valores para deixar o Nagoya Grampus Eight. O jogador conseguiu costurar um acordo amigável devido ao bom relacionamento com os dirigentes do clube japonês. Após o desligamento, o técnico Gustavo Morinigo pediu sua contratação

“Um excelente zagueiro que entrou no nosso radar. Com a aprovação do Gustavo Morínigo, iniciamos a conversa, pois sabíamos que seria difícil, devido ao patamar salarial. Tiago demonstrou um grande interesse em defender novamente o Ceará, acreditou no nosso projeto e aceitou a proposta”, disse o diretor de futebol Albeci Júnior ao “Diário do Nordeste”.

Os números do acordo são mantidos em sigilo por uma questão de estratégia de mercado, mas pessoas próximas a negociação consultadas pelo Torcedores.com garantiram que as cifras estão dentro da realidade financeira alvinegra para 2023.

PUBLICIDADE

Números pelo Ceará (Fonte: oGol)

  • Jogos: 46
  • Titular: 46
  • Reserva utilizado: 1
  • Gols marcados: 4
  • Assistências: 0
  • Minutos em campo: 4040
  • Títulos: 1 (Copa do Nordeste)

Tiago Pagnussat é aguardado nos próximos dias em Fortaleza para realizar exames médicos, testes físicos e laboratoriais para assinar contrato com o Ceará até dezembro de 2024. Nos bastidores, a diretoria vê a volta do jogador como uma vitória.

Isso porque, o defensor estava na mira de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Nos últimos dias, ele foi sondado por representantes de Coritiba, Cuiabá e Goiás. No entanto, o jogador sequer quis abrir conversas com as equipes da elite nacional.

Embora tenha atuado apenas uma temporada com a camisa alvinegra, o defensor se tornou referência técnica, líder dentro de campo e, principalmente, ídolo da história recente do Ceará. Com ele em campo, o Vozão conquistou a Copa do Nordeste de 2020.