Home Futebol Contra Coreia do Sul, Brasil pela primeira vez consegue feito numa Copa do Mundo

Contra Coreia do Sul, Brasil pela primeira vez consegue feito numa Copa do Mundo

Seleção brasileira aplicou 4 a 1 na seleção asiática nesta segunda-feira (5) e se classificou para as quartas-de-final

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Brasil teve a sua melhor atuação na Copa do Mundo 2022. Assim, precisou de apenas 35 minutos para liquidar a Coreia do Sul pelas oitavas-de-final. Com gols na etapa inicial de Vinícius Júnior, Neymar (pênalti), Richarlison e Lucas Paquetá, a seleção brasileira goleou os asiáticos por 4 a 1 no Estádio 947, em Doha. Dessa forma, o Brasil se classificou para as quartas, onde enfrentará a Croácia nesta sexta (9) ao meio-dia (horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação, em Doha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o jogo resolvido no segundo tempo, a seleção brasileira administrou a vantagem e não correu riscos. Desse modo, os sul-coreanos marcaram o gol de honra com Seung-Ho Paik, aos 30 minutos da etapa complementar. Então, Alisson ainda estava em campo. Logo após os asiáticos diminuírem o placar, Tite promoveu uma alteração de goleiros. Assim, quatro minutos depois de sofrer o gol, o goleiro do Liverpool deu lugar ao palmeirense Weverton, que fez a sua estreia na Copa do Mundo 2022.

Somente a Holanda havia colocado todos os jogadores numa Copa do Mundo

Portanto, pela primeira vez na história dos Mundiais, a seleção brasileira utilizou seus três goleiros. Afinal, Alisson foi titular diante de Sérvia, Suíça e Coreia do Sul. Já na derrota para Camarões, jogou Ederson. Restava entrar Weverton. Aliás, o arqueiro do Palmeiras era o único dos 26 atletas convocados por Tite que faltava entrar em campo na Copa do Mundo 2022. Assim, todos os atletas levados para uma edição do Mundial tiveram minutagem na competição. Anteriormente, o Brasil jamais tinha colocado 100% de seu elenco para jogar. A primeira seleção que utilizou o grupo completo foi a Holanda em 2014 no Brasil, através do técnico Louis Van Gaal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entretanto, a seleção brasileira já havia trocado o goleiro no decorrer de uma partida de Copa do Mundo. Em 2006, o Brasil vencia, também por 4 a 1, o Japão pela última rodada da fase de grupos do Mundial na Alemanha. Desse modo, o técnico Carlos Alberto Parreira colocou Rogério Ceni no lugar de Dida para atuar por alguns minutos no segundo tempo.

Better Collective