Mais um treinador de seleção ficará sem emprego após a Copa do Mundo. Louis van Gaal deixará o comando da Holanda com a eliminação desta para a Argentina, na última sexta-feira, nas quartas de final da competição, segundo o Twitter Transfer News Live.
🚨 𝗕𝗥𝗘𝗔𝗞𝗜𝗡𝗚: Louis Van Gaal has confirmed that he is leaving the Netherlands national team. ❌🇳🇱
(Source: official) pic.twitter.com/O11Sd5wSqW
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) December 10, 2022
Apesar de não haver anúncio oficial da saída do treinador, esta deve ser concretizada e confirmada nas próximas horas. Agora, a Laranja terá de procurar outro comandante para o ciclo da Euro 2024, que será disputada na Alemanha.
Em declarações recentes van Gaal já indicava que pretendia deixar o time ao final do torneio no Catar. No caso, o treinador assinalou que pretende encerrar sua carreira e cuidar de outros assuntos. Mas até abriu uma porta para seguir no futebol e comandando clubes.
“Na verdade, acho que irei me aposentar. Só estou fazendo isso pela Holanda porque é uma situação de emergência, mas nunca diga nunca. Pegue o Dick Advocaat. Ele é mais velho do que eu, mas pegou um trabalho na segunda divisão (treina o ADO Den Haag). Se eu for apresentado a um desafio legal, um que eu ache que é maravilhoso, pode ser bem que eu continue a ser treinador”, disse o agora ex-técnico holandês.
Está foi a terceira passagem de van Gaal pela Holanda, deixando de lado a aposentadoria para tomar as rédeas do projeto após o fracasso na Euro 2021. Nesta passagem, deixa a Laranja invicto, com 14 vitórias e seis derrotas nas 20 partidas que fez comandando o time, levando de volta à Copa do Mundo após a ausência na Rússia-2018, mas caindo nas quartas de final.
Recentemente, o treinador teve que lidar com um tumor na próstata, do qual fez tratamento por um ano até conseguir a recuperação. Tal problema não foi revelado desde o início ao elenco holandês, que só soube tempos depois da doença do comandante.

