Os quatro primeiros jogos das oitavas-de-final da Copa do Mundo 2022 confirmaram o favoritismo de grandes seleções. Ou seja, a zebra passou longe neste fim-de-semana, ao contrário das que ocorreram na fase de grupos. Assim, Holanda e Argentina se cruzarão, assim como França e Inglaterra medirão forças nas quartas. Aliás, os amantes do futebol presenciaram exibições históricas de dois craques do PSG: Lionel Messi e Kylian Mbappé.
Neste sábado (3), Messi foi decisivo no jogo difícil da seleção argentina diante da Austrália. Assim, inaugurou o placar aos 35 minutos de jogo, sendo fundamental para a classificação dos sul-americanos para as quartas-de-final da Copa do Mundo 2022. No dia seguinte, o domingo (4) mostrou todo o talento de outra referência do PSG. Assim, Mbappé marcou dois gols no triunfo francês sobre a Polônia por 3 a 1.
Mbappé chegou aos nove gols, mesma marca de Messi em Copas do Mundo
Dessa forma, Mbappé assumiu a artilharia isolada da Copa do Mundo 2022 com cinco gols. Ao todo, são nove marcados, somando os quatro tentos que fez na campanha do bicampeonato francês na Rússia em 2018. Assim, o jovem atacante de 23 anos do PSG alcançou os nove gols em apenas 11 jogos nos dois Mundiais. Já Messi também anotou seu nono em Copas, o terceiro no Catar, contudo o argentino alcançou a marca em 23 partidas, divididas em cinco torneios desde 2006.
Conforme dados do Sofascore, Mbappé, além de ter dois gols a mais do que Messi, distribuiu duas assistências, contra uma do argentino nas quatro rodadas iniciais da Copa do Mundo 2022. Além disso, enquanto o francês do PSG precisa de 42 minutos para fazer um gol, Messi necessita de 90. Entretanto, o argentino mostra mais eficiência na conversão de chances: 50% a 33%, além de apresentar mais passes decisivos do que Mbappé (13 a 8), mais oportunidades criadas (3 a 2) e duelos ganhos (48% a 41%). Por fim, Messi sofreu mais faltas: 11 a 5.
Nesse sentido, o que pode pesar contra Mbappé em alguns aspectos é o fato do francês ter entrado no decorrer da partida contra a Tunísia. Assim, o atacante do PSG ingressou aos 18 minutos do segundo tempo, na derrota por 1 a 0 para os africanos pela última rodada da fase de grupos. Já Messi atuou durante todos os minutos em que a seleção argentina esteve em campo na Copa do Mundo 2022.

