Home Futebol Copa do Mundo 2022: eliminação do Brasil para Croácia é igual a derrota de 1986; entenda

Copa do Mundo 2022: eliminação do Brasil para Croácia é igual a derrota de 1986; entenda

Seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis nesta sexta-feira (9) e adia o sonho do hexacampeonato para 2026

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

O Brasil está fora da Copa do Mundo. Logo após ceder o empate na prorrogação, a seleção brasileira foi superada nos pênaltis para a Croácia nesta sexta-feira (9), no Estádio da Cidade da Educação, em Doha. Dessa forma, o sonho do hexa é adiado para 2026, no Mundial que será sediado em três países: Canadá, Estados Unidos e México. Assim, a derrota com requintes de crueldade acabou se assemelhando à sofrida há 36 anos atrás.

PUBLICIDADE

No célebre confronto eliminatório realizado no lendário Estádio Jalisco em Guadalajara, o Brasil saiu na frente da França, assim como na partida ocorrida na tarde de hoje (9). Então, Careca colocou a seleção brasileira em vantagem, mas Platini deixou tudo igual ainda na etapa inicial do tempo regulamentar. Da mesma forma, ainda que na prorrogação, Neymar abriu o placar pela Copa do Mundo do Catar, mas Bruno Petkovic empatou para os croatas faltando quatro minutos para o final, igualmente levando a partida para os pênaltis.

Em 1986 e 2022, um zagueiro da seleção brasileira chutou o último pênalti na trave direita

Na Copa do Mundo de 1986 no México, logo após Zico desperdiçar uma penalidade no tempo normal, a seleção brasileira fracassou na disputa por pênaltis. Nesse sentido, perdeu a primeira cobrança com Sócrates e a última em que o zagueiro Júlio César mandou na trave direita. Em 2022, aconteceu um roteiro semelhante: Rodrygo errou o tiro inicial e Marquinhos, outro jogador da zaga, também chutou no poste direito.

PUBLICIDADE

Outra coincidência com a derrota nas quartas-de-final em 1986, mesma fase da queda de hoje. Telê Santana também vinha de duas Copas do Mundo seguidas, mesmo depois de perder a anterior, assim como Tite. Por fim, com o quinto Mundial consecutivo perdido pela seleção brasileira, nosso país igualará em 2026 os 24 anos sem conquistar a competição que o Brasil amargou entre 1970 e 1994.