Home Futebol Copa do Mundo 2022: Messi alcança marca de Jairzinho em 1970

Copa do Mundo 2022: Messi alcança marca de Jairzinho em 1970

Camisa 10 da seleção da Argentina realizou o sonho de conquistar a Copa do Mundo na eletrizante final contra a França

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

No quinto e último Mundial que disputou, Lionel Messi finalmente chegou à maior glória que um jogador pode conquistar no futebol. Assim, ergueu a tão sonhada taça da Copa do Mundo neste domingo (18), depois de marcar dois gols no tempo normal e na prorrogação da decisão contra a França empatada em 3 a 3. Além disso, converteu a sua penalidade na disputa vencida por 4 a 2 pela Argentina.

PUBLICIDADE

Dessa forma, Lionel Messi balançou as redes em seis dos sete jogos que disputou na Copa do Mundo 2022. Aliás, somente em uma partida deixou de marcar no Mundial: diante da Polônia, pela última rodada da fase de grupos. Inclusive, La Pulga teve uma grande oportunidade neste confronto, mas desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Szczęsny. Ainda assim, Messi igualou uma marca de outro tricampeão. Ao marcar em seis partidas no Catar, conseguiu um número similar ao de Jairzinho em 1970.

Jairzinho fez gols em todos os jogos da Copa do Mundo de 1970

Afinal, o Furacão de 70 também fez gols em seis rodadas da Copa do Mundo do México. Ou seja, em todas as partidas que a seleção brasileira disputou para chegar ao tricampeonato. Naquela época, o Mundial era disputado por 16 seleções e seis jogos eram necessários para se chegar à taça. Então, Jairzinho marcou sete vezes, sendo o único da história das Copas a balançar as redes em todas as partidas de uma edição do Mundial. Contudo, perdeu a artilharia de 1970 para o alemão Gerd Müller, que anotou 10 gols.

PUBLICIDADE

Já Messi também marcou sete vezes na Copa do Mundo 2022, mas em sete participações. Inclusive, o camisa 10 esteve em campo por todos os minutos da seleção argentina. Então, o capitão marcou em quatro oportunidades através de penalidades máximas (Arábia Saudita, Holanda, Croácia e França) e três com a bola rolando (México, Austrália e França). Assim como Jairzinho, também não obteve a artilharia do Mundial, pois o hat-trick de Mbappé de ontem (18) fez com que o francês terminasse a Copa do Mundo do Catar com oito gols.

Em compensação, Messi foi o primeiro a anotar gols em todos os jogos eliminatórios de uma Copa do Mundo a partir de 1986, das oitavas-de-final à decisão. Afinal, na época de Jairzinho, não havia ainda a fase das oitavas.