Home Futebol Copa do Mundo 2022: site lista as 10 frases que marcaram o Mundial

Copa do Mundo 2022: site lista as 10 frases que marcaram o Mundial

Já com saudades da Copa? Relembre declarações marcantes de jogadores e treinadores, como as do craque Lionel Messi

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

A Copa do Mundo do Catar terminou no domingo (18). A decisão, disputada no Lusail Stadium entre a Argentina, de Lionel Messi, e a França, de Kylian Mbappé, foi uma das mais espetaculares da história do futebol.

PUBLICIDADE

Depois do empate em 3 x 3 no tempo regulamentar e mais a prorrogação, com direito a dois gols de Messi e três de Mbappé, a seleção argentina sagrou-se tricampeã mundial ao superar os franceses pelo placar de 4 x 2 nas cobranças de penalidades.

O capitão e camisa 10 da Alviceleste foi o grande destaque de sua seleção na campanha do título, balançando as redes sete vezes e dando três assistências, além de bater os recordes com o maior número de jogos e mais gols pela Argentina em Copas do Mundo.

PUBLICIDADE

Após o encerramento do Mundial, ficam as lembranças, as polêmicas, as discussões e as frases que, daqui para a frente, permanecem na memória dos amantes do futebol.

O site do “TyC Sports”, canal de TV argentino dedicado aos esportes e líder de audiência no país, selecionou as dez frases mais marcantes da Copa do Mundo 2022. Confira abaixo:

“Hoje me sinto catariano. Hoje me sinto árabe. Hoje me sinto africano. Hoje me sinto gay. Hoje me sinto deficiente. Hoje me sinto um trabalhador migrante”.

PUBLICIDADE

Gianni Infantino, presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), em coletiva de imprensa às vésperas do início da Copa, rebatendo as críticas sofridas pela entidade por realizar o torneio no Catar e apontando avanços no país árabe em razão do Mundial.

As estrelas se alinharam hoje. A Argentina continua sendo uma seleção fantástica com 36 jogos seguidos sem perder, campeã da Copa América, com um jogador espetacular, mas no futebol às vezes acontecem essas coisas inesperadas”.

Hervé Renard, técnico francês da Arábia Saudita, após sua seleção vencer de virada a Argentina por 2 x 1, na estreia das duas equipes na Copa do Mundo 2022.

O time de Messi estava invicto havia 36 jogos e os árabes ocupavam a 51ª colocação no ranking da Fifa.

PUBLICIDADE

Eu disse aos jogadores que pertencemos a este torneio e que vamos f***r com a Croácia, simples e simples, mostraremos que merecemos estar aqui”.

John Herdman, técnico inglês do Canadá, em entrevista após ter sido derrotado pela Bélgica por 1 x 0 e projetando, com palavra de baixo calão, o então próximo confronto contra a Croácia.

No entanto, seu tom “motivacional” não surtiu efeito dentro de campo e sua seleção foi eliminada da Copa do Mundo 2022 ao ser goleada pela equipe de Luka Modric por 4 x 1.

É um privilégio sentar aqui e ser o técnico de Gana. Isso não é pressão. Pressão é pensar no que comer no dia seguinte. É uma pressão diferente“.

PUBLICIDADE

Otto Addo, treinador ganês, depois de perder a partida de estreia no torneio diante de Portugal por 3 x 2.

A frase foi dita após o comandante da seleção de Gana ser questionado se estava sob pressão em razão de uma possível eliminação precoce. Para Otto, muitas vezes o futebol “faz perder o foco no que é realmente importante”.

Não acho que o empate em 0 x 0 contra a Coreia do Sul nos eliminou. O pênalti de Portugal nos eliminou. Foi o que nos eliminou”.

Diego Alonso, treinador do Uruguai, defendendo seus comandados após a igualdade sem gols com a Coreia do Sul, que eliminou a sua seleção ainda na fase de grupos e classificou o time asiático nos critérios de desempate para a fase de oitavas de final.

PUBLICIDADE

Alonso se referiu ao pênalti assinalado com auxílio do VAR (sistema de arbitragem de vídeo) na derrota por 2 x 0 para a seleção portuguesa.

“Não estou me aposentando da seleção. Quero continuar jogando pela Argentina para honrar o título de campeão mundial. É o título que me faltava e aqui está. É uma loucura. Foi uma longa espera.

Lionel Messi, após conquistar o inédito troféu da Copa do Mundo em sua carreira, afirmando em entrevista que essa pode ter sido sua última disputa de Mundial, mas não a despedida da seleção argentina.

PUBLICIDADE

“Somos uma equipe que todos amam pelo talento e qualidade. O dinheiro não supera a paixão. Isso não é um milagre, é trabalho. O continente inteiro está feliz por nós. Somos o Rocky Balboa da Copa do Mundo”.

Walid Regragui, técnico francês do Marrocos, primeira seleção africana a chegar na fase semifinal de uma Copa do Mundo, após eliminar Espanha e Portugal nos mata-matas e vencer a Bélgica na etapa de grupos.

Dei tudo de mim dentro de campo. Nunca virei as costas e nunca desisti desse sonho. Infelizmente, o sonho acabou. Foi bom enquanto durou… Agora, esperemos que o tempo seja bom conselheiro e que cada um tire as suas próprias conclusões“.

Cristiano Ronaldo, atacante de Portugal, em mensagem postada em suas redes sociais depois da derrota por 1 x 0 diante do Marrocos, que eliminou sua seleção nas quartas de final da competição.

PUBLICIDADE

O craque português pode ter disputado a última Copa do Mundo de sua carreira em meio à problemas extra-campo, como sua saída polêmica do Manchester United e o atrito com o técnico Fernando Santos, que o deixou no banco de reservas da seleção.

Tive lesões, incluindo Karim Benzema, mas também Lucas Hernandez. Desde que eles saíram, mantive 24 atletas e me concentro nesses. Fazer a pergunta é, no mínimo, estranho para eles. (…) Não sei e não me importo com os convites dos jogadores lesionados ou dos ex-jogadores. Alguns estarão lá e outros não sei ”.

Didier Deschamps, treinador da França, irritado na véspera da decisão contra a Argentina com perguntas a respeito de Benzema ter sido cortado do elenco da seleção francesa por contusão e ter participado de um amistoso por seu clube, o Real Madrid, contra o Leganés.

Emmanuel Macron, presidente da França, também queria que Karim Benzema estivesse como convidado na final diante da seleção argentina.

PUBLICIDADE

“O que você está olhando, idiota? Vai pra lá bobo… vai pra lá e para de incomodar!”

Lionel Messi, capitão e camisa 10 da seleção argentina, durante entrevista após eliminar a Holanda nos pênaltis por 4 x 3, em duelo das quartas de final que terminou empatado em 2 x 2 no tempo regulamentar.

O “desabafo” do craque e melhor jogador da Copa do Mundo 2022 foi direcionado ao jogador holandês Wout Weghorts, autor dos dois gols de sua equipe, que “encarava” Messi no momento da entrevista ao vivo.