Home Futebol Copa do Mundo: Cristiano Ronaldo busca superar tabu em mata-mata

Copa do Mundo: Cristiano Ronaldo busca superar tabu em mata-mata

Em seu quinto Mundial, craque português também está muito próximo de se igualar à Eusébio como maior artilheiro de sua seleção

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Nesta terça (6), a partir das 16h00 (horário de Brasília), Portugal enfrenta a Suíça em jogo eliminatório da fase de oitavas de final da Copa do Mundo 2022, que será disputado no Lusail Stadium, no Catar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As duas seleções já se enfrentaram duas vezes neste ano pela Nations League, com uma vitória para cada lado.

No triunfo do time português, Cristiano Ronaldo balançou as redes duas vezes na goleada pelo placar de 4 x 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, novamente diante dos suíços, o craque está a um gol de se tornar o maior goleador da história da seleção portuguesa em Copas do Mundo, ao lado do ídolo Eusébio.

Disputando seu quinto Mundial, o atual camisa 7 de Portugal assinalou oito gols, um a menos que Eusébio.

PUBLICIDADE

Todos os gols do atacante foram marcados em partidas válidas pelas fases de grupos, sendo um tento nas Copas de 2006, 2010, 2014 e até o momento em 2022, mais quatro em 2018.

PUBLICIDADE

Se voltar a marcar no duelo desta terça (6) contra a Suíça, Cristiano Ronaldo não apenas atinge o patamar de maior artilheiro, como também quebra um tabu em sua carreira, balançando as redes pela primeira vez na fase de mata-mata.

Por outro lado, Ronaldo é decisivo em duelos de mata-mata nos clubes em que já jogou, inclusive detém o recorde de gols nesta fase da Champions League, somando 67 tentos.

Cristiano esteve em campo em cinco confrontos de mata-mata por Copa do Mundo (em 2006, 2010 e 2018), mas o craque português não anotou nenhum gol.

Um de seus maiores rivais na carreira pela disputa do prêmio de melhor jogador do mundo, oferecido anualmente pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), o argentino Lionel Messi também não havia marcado nenhum gol em jogos de mata-mata nos Mundiais.

PUBLICIDADE

O camisa 10, porém, quebrou o tabu no último sábado (3), quando anotou um dos gols da vitória da Argentina por 2 x 1 sobre a Austrália, que classificou a seleção sul-americana para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

PUBLICIDADE
Better Collective