Home Futebol Copa do Mundo: estádio em que o Brasil jogou começa a ser desmontado

Copa do Mundo: estádio em que o Brasil jogou começa a ser desmontado

974 recebeu sete partidas e não será mais utilizado no torneio do Catar

Por Guilherme Papa em 06/12/2022 11:50 - Atualizado há 2 anos

Richard Heathcote/Getty Images

Além do Catar sediar a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, esta edição de 2022 trouxe algo inédito: um estádio “desmontável” foi utilizado. Este é o caso do 974, onde o Brasil jogou duas vezes.

Com capacidade para pouco mais de 44 mil pessoas, o nome da arena deve-se ao número total de containers usados em sua construção, sendo também o prefixo internacional telefônico do país. Curiosamente, foi o único que não precisou de ar-condicionado pois fica ao lado de um porto.

O desmonte do estádio já estava selado desde que foi inaugurado no ano passado. Isso porque o Catar não é uma grande referência no futebol e temia o legado de “Elefantes Brancos” em seu território. Ainda, a nação acredita que o certame inovou e se tornará referência mundial em sustentabilidade, visto a economia de dinheiro e materiais.

Após a goleada de ontem (05) do Brasil por 4×1 sobre a Coreia do Sul, o local não receberá mais jogos do torneio mundial. Assim, as obras para desmontar a arena já começaram nesta terça-feira (06). Quando finalizarem, inaugurarão um lago no lugar em homenagem às sete partidas realizadas.

O futuro das peças ainda é incerto. Assentos, teto e outras partes do 974 devem ser reutilizados em parques ou mesmo cedidos a outras nações africanas. De acordo com o jornal inglês Financial Times, os materiais podem acabar parando no Uruguai caso o país vença a candidatura para sediar a Copa do Mundo 2030.

Confira todos os duelos que aconteceram no Estádio 974:

22/11 – México 0x0 Polônia (Grupo C)

24/11 – Portugal 3×2 Gana (Grupo H)

26/11 – França 2×1 Dinamarca (Grupo D)

28/11 – Brasil 1×0 Suíça (Grupo G)

30/11 – Polônia 0x2 Argentina (Grupo C)

02/12 – Sérvia 2×3 Suíça (Grupo G)

05/12 – Brasil 4×1 Coreia do Sul (oitavas de final)

Exit mobile version