Home Futebol Copa do Mundo: Fifa pode anunciar mudança significativa para 2026; entenda

Copa do Mundo: Fifa pode anunciar mudança significativa para 2026; entenda

Próxima edição do Mundial de seleções será disputado em três países diferentes: Estados Unidos, Canadá e México

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

A Copa do Mundo do Catar ainda não acabou, mas a Fifa já debate nos bastidores alterações para a próxima edição do torneio, que será disputada em 2026, em sedes conjuntas e com 48 seleções. De acordo com informações do jornal “The Guardian”, a entidade cogita abandonar o formato de grupos da competição. Ao invés do que vinha sendo projetado, as chaves podem contar com quatro seleções e não com três.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Fifa teme que a configuração com 16 chaves de três times gere jogos “inúteis” e tire a emoção da Copa do Mundo de 2026. No formato previsto anteriormente, os dois melhores colocados de cada grupo avançariam para a fase de 16 avos de final, com 32 seleções.

Contudo, neste cenário, se uma seleção perdesse seus dois jogos, tiraria o impacto da terceira e última rodada, uma vez que um time iria folgar na última rodada, podendo este já estar eliminado, tendo assim um “jogo de compadres” entre as outras duas seleções da chave.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No novo formato cotado, a Fifa projeta uma Copa do Mundo com 12 grupos, compostos por quatros seleções cada, com os dois primeiros avançando, conforme o modelo tradicional. Assim, 24 seleções avançariam e outras 8 brigam pela terceira melhor campanha em suas respectivas chaves, aumentando assim o cenário de emoção para todos os jogos.

A mudança pontual ainda traria à Fifa um benefício importante no quesito comercial: o aumento de partidas. Ao invés dos 80 jogos previstos para 2026, a Copa do Mundo teria 104 partidas, um aumento de 24 confrontos. Na sua última edição com 32 participantes, o torneio conta com 64 jogos.

O principal entrave da Fifa para viabilizar essa mudança é a questão do aumento de duração da Copa, o que pode gerar conflito com os clubes dos jogadores convocados. O problema crônico de calendário já é uma máxima discutida há muito tempo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective