Home Futebol Copa do Mundo: Fifa traz vídeo que explica gol do Japão; assista

Copa do Mundo: Fifa traz vídeo que explica gol do Japão; assista

Mundial do Catar tem contado com alguns lances polêmicos e de definição no VAR; nipônicos deixaram Alemanha de fora com vitória

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

O lance da jogada no segundo gol do Japão frente à Espanha na última quinta-feira (01), pela terceira rodada do Grupo E, da Copa do Mundo, deu o que falar e rendeu muitas reclamações. Em algumas imagens que foram divulgadas, muitos torcedores viram saída de bola antes do cruzamento. Contudo, um vídeo divulgado pela Fifa hoje evidencia que havia uma parte da bola sobre a linha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A entidade vinha sendo pressionada para divulgar imagens sobre a jogada que, com o gol convertido pelo Japão, custou a eliminação da Alemanha pela segunda Copa do Mundo consecutiva na fase de grupos.

“O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não”, disse a entidade na legenda da publicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em algumas imagens que viralizaram nas redes sociais, muitos internautas tiveram a percepção de que a bola havia saído totalmente. A impressão foi provocada por um efeito chamado paralexe, que consiste na mudança aparente de localização de um determinado objeto de acordo com a posição com que ele é observado.

Diante disso, se observado em um ângulo diferente, o objeto pode aparentar um posicionamento diferente do que realmente ele se encontra. As imagens mostradas durante a transmissão do duelo da Copa do Mundo, portanto, não são as recomendáveis para se chegar a um resultado conciso.

Better Collective