Home Futebol Copa do Mundo: França repete feito que não ocorria desde 1998

Copa do Mundo: França repete feito que não ocorria desde 1998

Bleus se classificaram para as semifinais do torneio depois de vencerem a Inglaterra por 2 a 1 em partida disputada neste sábado (10)

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A França é a última semifinalista da Copa do Mundo 2022. Neste sábado, os franceses venceram a Inglaterra por 2 a 1 e seguem a briga pelo seu terceiro título mundial, o segundo seguido, numa campanha que tem quebrado alguns tabus na competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Um deles foi quebrado neste sábado com a classificação para às semifinais. Foi a primeira vez que desde a Copa de 1998, o campeão da edição anterior não se tornava um dos quatro semifinalistas do torneio seguinte, e isto aconteceu novamente em 2022.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIMlA2TTlSMyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Naquele Mundial, justamente realizado em solo francês, o Brasil (campeão em 1994) se classificou para as semifinais e acabou ficando no vice-campeonato, perdendo para os Bleus a final. A partir dali, houve uma sequência de decepções, dos campeões, com muitos deles caindo ainda na primeira fase.

Foi o que aconteceu com a própria França (campeã em 1998) em 2002, a Itália (campeã em 2006) em 2010, a Espanha (campeã em 2010) em 2014 e, mais recentemente, a Alemanha (campeã em 2014) em 2018. Somente o Brasil quebraria tal ‘tabu’ em 2006, mas os pentacampeões em 2002 caíram nas quartas de final da Copa do Mundo daquele ano para os franceses.

Além deste tabu, os Bleus também encerraram um ‘jejum’ um tanto incômodo para as seleções europeias que ganhavam a Copa desde 2002. Daquele Mundial até 2018, os times da Europa, que venciam o certame, não conseguiam sair da primeira fase, com todas as equipes citadas neste texto sendo eliminadas de forma precoce na competição seguinte ao título.

PUBLICIDADE

Better Collective