Home Futebol Copa do Mundo: Brasil reclama de pênalti da Croácia, mas VAR vê lance legal; assista

Copa do Mundo: Brasil reclama de pênalti da Croácia, mas VAR vê lance legal; assista

Jogada polêmica em investida ofensiva da seleção brasileira gerou expectativa de penalidade máxima

Por Bruno Romão em 09/12/2022 13:15 - Atualizado há 2 anos

Reprodução

Após um primeiro tempo em que ficou preso na marcação da Croácia, o Brasil iniciou a segunda etapa com um ímpeto ofensivo maior. Dessa forma, em jogada que envolveu disputa com Neymar, o VAR foi acionado por um possível toque de mão dentro da grande área cometido por Juranovic. Porém, dentro da cabine, julgou-se que não houve intenção de cometer a irregularidade, motivo pelo qual o árbitro sequer foi chamado ao monitor.

Ainda que o Brasil tenha protestado bastante, a decisão do VAR se manteve irredutível. Diante disso, os torcedores dentro e fora do estádio ficaram inconformados, já que o toque de mão ficou bastante claro.

Veja abaixo o lance.

Conforme previsto pela IFAB, órgão que controla as regras do futebol, “nem todo toque no braço ou na mão é uma infração”, motivo pelo qual o pênalti favorável ao Brasil não foi marcado. Isso porque o VAR enxergou uma ação plena de reação, tendo em vista que o jogador da Croácia não teve intenção clara de conter o ataque adversário de forma irregular.

Considera-se que um jogador amplia seu corpo de forma antinatural, quando a posição de sua mão/braço não é consequência do movimento ou quando a posição da mão/braço não pode ser justificada pelo movimento do corpo do jogador para aquela situação específica”, diz a regra,

Ficha Técnica – Croácia x Brasil (Quartas de final da Copa do Mundo)

Local: Estádio Cidade da Educação (Doha)
Data: 09 de dezembro de 2022, sexta-feira
Horário: 12h (de Brasília)
Árbitro: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt (ING) e Gary Beswick (ING)

Escalação da Croácia: Livaković; Juranović, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modrić, Brozović e Kovačić; Pašalić, Kramarić e Perišić

Escalação do Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Militão; Casemiro e Lucas Paquetá; Vinícius Júnior, Neymar e Raphinha; Richarlison

Sair da versão mobile