Oferecido por empresários, Jô, ex-Atlético-MG, Ceará e Corinthians, é descartado por clube argentino
River Plate não demonstrou interesse em contratar o centroavante Jô. Nome não agradou ao técnico Martín Demichelis
Lucas Figueiredo/ CBF
Livre no mercado desde que deixou o Ceará, Jô está em busca de um clube para a próxima temporada. Considerado um dos símbolos do rebaixamento do Vozão para a Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante ainda não encontrou um clube para defender em 2023.
O Torcedores.com apurou que o River Plate rejeitou uma sondagem feita por intermediários ligados ao mercado da bola brasileiro interessados em colocar o atacante Jô no clube argentino no ano que vem.
A transação agradou a dirigentes ligados ao presidente Jorge Pablo Brito, que insistem no negócio, mas o departamento de futebol recusou. O nome de Jô, de 35 anos, foi levado ao mandatário nos últimos dias, mas as conversas não foram iniciadas.
Isso porque, a contratação foi descartada pelo diretor esportivo Enzo Francescoli que levou a indicação a Martín Demichelis, novo técnico do River Plate, que assumiu recentemente o lugar de Marcelo Gallardo.
A temporada pelo Ceara (Fonte: oGol)
- Jogos: 11
- Titular: 9
- Reserva utilizado: 2
- Gols marcados: 2
- Assistências: 0
- Minutos em campo: 788
Internamente há o consenso de que o centroavante entrou em declínio físico que ficou evidenciado nesta temporada após atuar por Corinthians e Ceará. Além disso, também pesou o histórico recente de problemas extracampo que motivou sua saída do Timão.
Ainda segundo apurou a reportagem, Jô não se encaixa no perfil procurado por Enzo Francescoli para reforçar o River Plate em 2023. O dirigente até busca um jogador para a posição, mas o nome desejado não é o atacante brasileiro.
Ele está sem clube desde o dia 15 de novembro, quando foi comunicado pelo Ceará que não teria seu contrato renovado para 2023. No entendimento da diretoria alvinegra, o jogador tem o salário incompatível com a realidade financeira dos clubes que jogam a Série B.
Nesta temporada, por exemplo, Jô tinha o maior salário da folha do departamento de futebol alvinegro. Na passagem pelo Vozão, ele embolsava R$ 600 mil por mês que poderiam ser “turbinados” de acordo com a produtividade durante o compromisso.
Números pelo Corinthians (Fonte: oGol)
- Jogos: 277
- Titular: 204
- Reserva utilizado: 73
- Gols marcados: 65
- Assistências: 14
- Minutos em campo: 18459
- Títulos: 4
Recentemente, Jô foi sondado por equipes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes. Entretanto, não abriu conversas na expectativa de aparecer um clube brasileiro interessado em sua contratação.
Um dos ídolos da história recente do Corinthians, Jô teve três passagens pelo Timão. Com a camisa alvinegra, o centroavante venceu duas vezes o Campeonato Brasileiro (2005 e 2017 e o Campeonato Paulista (2003 e 2017).
Além de Corinthians e Ceará, Jô teve passagem destacada por Internacional e Atlético-MG. No exterior, vestiu as camisa do CSKA Moscou, Manchester City, Everton, Galatasaray, Shabab Dubai, Jiangsu Suning e Nagoya Grampus Eight.
Além disso, o atacante disputou 20 jogos e marcou pela seleção brasileira. Em 2014, ele foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari que fracassou na Copa do Mundo. Ele disputou três partidas naquele Mundial: México, Chile e Holanda.

