Eliminado da Copa do Mundo, o Uruguai será mais um time a ter que procurar um novo treinador para sua seleção local, já que Diego Alonso foi demitido do cargo, segundo informação divulgada pelo Lance!
A demissão foi decidida logo após a vitória por 2 a 0 sobre Gana nesta sexta-feira (2). O resultado acabou não classificando a Celeste para as oitavas de final por conta da vitória de virada da Coreia do Sul sobre Portugal por 2 a 1, na partida simultânea da última rodada do Grupo H.
Se terminó el ciclo de Diego Alonso como dt de Uruguay, la Auf comenzará a buscar al nuevo técnico para las eliminatorias del 2023 pic.twitter.com/jg79aHK6Mt
— diego jokas (@diegojokas) December 2, 2022
O contrato de Diego Alonso já se encerraria com o final da Copa do Mundo, mas havia a esperança de renovação do acordo segundo declarações feitas antes do Mundial pelo presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso.
“Um grande técnico deve continuar no time, já que fez muito bem a ele”, disse Ignacio Alonso em entrevista ao jornal El País.
Diego Alonso chegou ao comando uruguaio ao final das Eliminatórias, substituindo ao lendário Óscar Tabárez. Com a missão de tirar a Celeste de uma possível não classificação para o Catar, o treinador conseguiu uma arrancada nas rodadas finais que garantiu a vaga ao Mundial para a primeira seleção campeã do mundo,
Mas algumas decisões do treinador foram contestadas durante a Copa, como a adoção de uma postura sem muita ênfase ofensiva apesar de ter Cavani, Suárez e Arrascaeta na equipe. O jogador do Flamengo, que não iniciou a competição como titular mas fez os dois gols da vitória do Uruguai sobre Gana, foi contestada pelos torcedores do clube carioca.

