Home Futebol Copa do Mundo 2022: não tem sido bom negócio ter os goleiros com mais defesas; entenda

Copa do Mundo 2022: não tem sido bom negócio ter os goleiros com mais defesas; entenda

9 dos 10 arqueiros mais acionados no Mundial são de seleções já eliminadas no Catar

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Uma das estatísticas que mais chama a atenção na Copa do Mundo 2022 é dos goleiros com mais defesas. Do Top-10 da lista divulgada pelo SofaScore, nove deles já não participam do Mundial do Catar, seja por eliminação ainda na fase de grupos ou nas oitavas de final, encerrada na última terça-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ninguém mais fez tantas defesas na Copa do Mundo 2022 quanto Wojciech Szczęsny, goleiro da Polônia, que não resistiu ao poderio da atual campeã mundial França no mata-mata. Apontado por muitos como o melhor da posição no Mundial, o camisa 1 praticou nada menos do que 23 defesas em quatro jogos disputados, média muito próxima de seis por partida. Duas delas foram em batidas de pênaltis de Messi (derrota para a Argentina) e Al Dawsari (vitória sobre a Arábia Saudita), ambas na fase de grupos.

Quem chega mais perto em número de intervenções é Milinkovic-Savic, goleiro da Sérvia, que caiu ainda na fase de grupos. O atleta se destacou com boas defesas contra o Brasil na estreia do Mundial. Nos três jogos da curta campanha, ele fez 16 defesas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Noppert, da Holanda, é o “intruso”, com 15 defesas sendo o terceiro na lista. A Laranja Mecânica está invicta e faz nesta sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), as quartas de final da Copa do Mundo 2022 contra a Argentina.

Entre os menos acionados, destaca-se Alisson, da seleção brasileira, com apenas cinco defesas em três jogos. O curioso é que as primeiras intervenções ocorreram na goleada sobre a Coreia do Sul (4 a 1), na última segunda-feira, pelas oitavas de final. O experiente goleiro é um dos trunfos do Brasil rumo ao hexacampeonato mundial.

Veja abaixo o Top-10 dos goleiros com mais defesas na Copa do Mundo 2022:

W. Szczesny (Polônia)- 23 defesas
V. Milinkovic-Savic (Sérvia) – 16 defesas
A. Noppert (Holanda) – 15 defesas
S. Gonda (Japão) – 15 defesas
M. Al-Owais (Arábia Saudita)- 15 defesas
Y. Sommer (Suíça) – 12 defesas
M. Ryan (Austrália) – 12 defesas
K. Navas (Costa Rica) – 11 defesas
S. Kim (Coreia do Sul)- 11 defesas
L. Atin (Gana) – 10 defesas

PUBLICIDADE
Better Collective